Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 25/10/2024
7 min de leitura
Esta mensagem de erro significa que há algum problema de canonização no seu site. Ou seja, o Google não está entendendo corretamente grupos de páginas muito parecidos.
Para resolver, você precisa sinalizar mais claramente quais páginas devem ser consideradas principais e quais devem ser consideradas alternativas.
O primeiro passo é descobrir porque o Google está ignorando suas instruções de canonização. Infelizmente o relatório do GSC não explica porque isso aconteceu. Possivelmente é porque a página que você escolheu não foi considerada boa o suficiente.
No post de hoje, você aprenderá como descobrir por conta própria e como solucionar os principais casos de réplicas com canônica diferente.
A descrição do erro no relatório de indexação é:
A página está marcada como a versão canônica de um conjunto, mas o Google acredita que há outro URL mais apropriado para essa função. O Google indexou a página que consideramos canônica em vez desta.
Para chegar até aí, ocorreu o seguinte processo:
Isso é problemático por algumas razões:
Você pode ver qual URL o Google selecionou como canônica dentro do Google Search Console. Os passos são bem simples:
Uma dica adicional é testar as duas URLs no navegador. Copie e cole os endereços em abas diferentes e avalie o conteúdo das páginas. Isso pode dar pistas para entender porque o Google não selecionou a mesma URL que você.
Donos de sites podem indicar URL canônicas, mas o Google não é “obrigado” a segui-las, segundo a documentação oficial de canonização de URLs.
O Google seleciona páginas canônicas com base no conteúdo que parece ser mais completo e útil para os visitantes. Para isso, analisa diversos fatores no processo de indexação de páginas:
Situações comuns que geram o status de “cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente” incluem:
Basicamente, você deve indicar ao Google qual é a versão mais importante da sua página. Se já está fazendo isso, deve fortalecer os sinais. Nossa sugestão é abordar o problema da seguinte forma:
Depois destas ações, o Google pode ou não mudar a página que ele considera canônica. Não há garantias, pois você pode apenas dar “dicas” aos rastreadores.
Recomendamos o apoio de especialistas em SEO para lidar com o problema. Lidar com canonização de URLs nem sempre é simples e fazer de forma errada pode causar prejuízos no longo prazo.
Veja abaixo um checklist de ações que podem fazer o Google concordar com a sua escolha de URL canônica.
Depois de identificar os grupos de página afetados pelo status de erro, siga estes passos:
Quando fizer isso para todas as páginas que aparecem no relatório de status, solicite a indexação manual ou pressione o botão “validar correções”.
Se você fizer tudo isso e ainda não resolver, é porque o Google tem certeza de que a URL que você selecionou não é a mais adequada.
Nesse caso, você tem algumas opções:
A melhor opção depende de uma análise caso a caso. Em algumas situações mudanças de conteúdo resolvem o problema, em outras a URL do Google de fato representa melhor o conteúdo.
É difícil dizer sem analisar em detalhes as origens e causas do status de erro – por isso o apoio de profissionais de SEO é tão importante, especialmente se o problema for persistente ou afetar muitas páginas do site. Se precisar de ajuda para analisar e corrigir a canonização do seu site, entre em contato conosco!
Comentários