O que significa e como corrigir o erro “cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente” no Google Search Console

Esta mensagem de erro significa que há algum problema de canonização no seu site. Ou seja, o Google não está entendendo corretamente grupos de páginas muito parecidos.

Para resolver, você precisa sinalizar mais claramente quais páginas devem ser consideradas principais e quais devem ser consideradas alternativas

O primeiro passo é descobrir porque o Google está ignorando suas instruções de canonização. Infelizmente o relatório do GSC não explica porque isso aconteceu. Possivelmente é porque a página que você escolheu não foi considerada boa o suficiente.

No post de hoje, você aprenderá como descobrir por conta própria e como solucionar os principais casos de réplicas com canônica diferente. 

O que quer dizer “cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente”?

A descrição do erro no relatório de indexação é: 

A página está marcada como a versão canônica de um conjunto, mas o Google acredita que há outro URL mais apropriado para essa função. O Google indexou a página que consideramos canônica em vez desta.

Para chegar até aí, ocorreu o seguinte processo:

  1. Você e o Google identificaram um grupo de páginas iguais ou muito parecidas no site;
  2. Você definiu a página principal do grupo por meio da canonical tag;
  3. O Google percebeu essa indicação, mas decidiu ignorá-la e apontou outra página como canônica;
  4. A página que você definiu não foi indexada. Apenas a versão que o Google escolheu pode aparecer nos resultados de busca.

Isso é problemático por algumas razões:

  • Significa que o Google está com dificuldade em entender corretamente o seu site. Isso pode prejudicar a visibilidade geral do domínio;
  • Prejudica a sua estratégia de conteúdo, pois você tem menos controle sobre qual versão de página aparece para os visitantes;
  • Atrapalha a experiência de quem acessa o seu site, se a canônica escolhida pelo Google for muito diferente da sua. Pode acontecer de o visitante clicar esperando um conteúdo e ver outro completamente diferente.

Como descobrir qual página o Google considera canônica?

Você pode ver qual URL o Google selecionou como canônica dentro do Google Search Console. Os passos são bem simples:

  1. Clique em “páginas” dentro do menu de indexação, no canto esquerdo do Search Console;
  2. Acesse o relatório de “cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente”;
  3. Clique sobre a URl que você quer analisar;
  4. Acesse a opção “inspecionar URL”;
  5. Role a página de inspeção até encontrar os campos URL canônico declarado pelo usuário e URL canônico selecionado pelo Google.

Uma dica adicional é testar as duas URLs no navegador. Copie e cole os endereços em abas diferentes e avalie o conteúdo das páginas. Isso pode dar pistas para entender porque o Google não selecionou a mesma URL que você.

Por que esse status aparece?

Donos de sites podem indicar URL canônicas, mas o Google não é “obrigado” a segui-las, segundo a documentação oficial de canonização de URLs.

O Google seleciona páginas canônicas com base no conteúdo que parece ser mais completo e útil para os visitantes. Para isso, analisa diversos fatores no processo de indexação de páginas:

  • Prefere usar versões HTTPS como canônicas, ao invés de HTTP;
  • Analisa a presença da URL canônica em sitemaps;
  • Considera a presença da canonical tag nas páginas. 

Situações comuns que geram o status de “cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente” incluem:

  • E-commerces com variantes de produto com canonical tag apontando para si mesmas;
  • Site ter versões HTTP e HTTPS;
  • Sites com versões em vários idiomas diferentes, mas que traduzem apenas os cabeçalhos, e não o bloco principal de conteúdo das páginas.

Como resolver o erro “cópia, o Google e o usuário selecionaram uma página canônica diferente”?

Basicamente, você deve indicar ao Google qual é a versão mais importante da sua página. Se já está fazendo isso, deve fortalecer os sinais. Nossa sugestão é abordar o problema da seguinte forma: 

  1. Identifique as páginas afetadas;
  2. Compare a URL que você escolheu com a que o Google selecionou;
  3. Melhore a página que você quer canonizar, se necessário;
  4. Fortaleça os sinais para ela;
  5. Solicite uma indexação manual e aguarde alguns dias pelo resultado.

Depois destas ações, o Google pode ou não mudar a página que ele considera canônica. Não há garantias, pois você pode apenas dar “dicas” aos rastreadores. 

Recomendamos o apoio de especialistas em SEO para lidar com o problema. Lidar com canonização de URLs nem sempre é simples e fazer de forma errada pode causar prejuízos no longo prazo.

Veja abaixo um checklist de ações que podem fazer o Google concordar com a sua escolha de URL canônica.

Melhores práticas para páginas canônicas no seu site

Depois de identificar os grupos de página afetados pelo status de erro, siga estes passos:

  • Adicione a tag rel=”canonical” na página canônica, apontando para si mesma;
  • Adicione a tag rel=”canonical” nas páginas alternativas, apontando para a URL que você quer como canônica;
  • Revise seu sitemap e inclua sua URL canônica nele. Não inclua versões alternativas;
  • Revise os links internos do seu site. Inclua links para a URL canônica sempre que possível, não para as URLs alternativas;
  • Certifique-se que sua URL canônica é um endereço HTTPS. Além do Google dar prioridade na indexação, o protocolo faz parte dos critérios de experiência de página do buscador;
  • Certifique-se de que a slug da página canônica é adequada. Deve ser simples, descritiva e fácil de entender;
  • Verifique se a URL que você indicou como canônica é uma página válida. Ou seja, não retorna códigos de status de redirecionamento (3xx), erros de cliente (4xx) ou erros de servidor (5xx).

Quando fizer isso para todas as páginas que aparecem no relatório de status, solicite a indexação manual ou pressione o botão “validar correções”. 

E se não der certo?

Se você fizer tudo isso e ainda não resolver, é porque o Google tem certeza de que a URL que você selecionou não é a mais adequada. 

Nesse caso, você tem algumas opções:

  1. Adaptar o conteúdo da URL que você selecionou como canônica, para ficar mais parecido com a URL que o Google escolheu;
  2. Escolher uma nova URL canônica e refazer todas as ações;
  3. Apontar a URL que o Google selecionou como canônica, caso faça sentido.

A melhor opção depende de uma análise caso a caso. Em algumas situações mudanças de conteúdo resolvem o problema, em outras a URL do Google de fato representa melhor o conteúdo. 

É difícil dizer sem analisar em detalhes as origens e causas do status de erro – por isso o apoio de profissionais de SEO é tão importante, especialmente se o problema for persistente ou afetar muitas páginas do site.  Se precisar de ajuda para analisar e corrigir a canonização do seu site, entre em contato conosco!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *