O que é slug na URL e qual seu impacto em SEO?

Slug é a parte da URL que aparece após o nome ou subdomínio do site. São os termos que aparecem após a barra (“/”). Eles identificam a página através de palavras ou expressões simples. 

No caso da URL deste post (https://seohappyhour.com/glossario/url-slug):

  • O domínio é https://seohappyhour.com/;
  • O subdomínio é glossario/;
  • O slug é url-slug.

Algumas URLs também podem incluir parâmetros (marcados por ? na URL) ou fragmentos (marcados por # na URL). Eles não fazem parte da slug.

Bons slugs devem ser fáceis de ler e ajudar visitantes e buscadores a compreenderem o conteúdo da página. Dependendo da estrutura do site, também podem incluir outras informações, como data de publicação de um post ou nome do autor.

Por que slugs são importantes para SEO?

Os slugs por si só não são o suficiente para subir ou descer de posição nos resultados do Google. Elas são consideradas um fator de ranqueamento, mas um “muito leve”, nas palavras de John Mueller, diretor do Google. Veja a explicação no vídeo abaixo:

O Google leva o texto do slug em consideração antes de rastrear a página para entender o conteúdo de forma rápida. Mas, quando ela já está pronta para ser indexada, o buscador tem acesso a outros dados que influenciam a posição na pesquisa orgânica.

De forma indireta, o slug é importante em SEO porque melhora a experiência do visitante. Este é um dos elementos que o Google leva em consideração na hora de exibir resultados de busca. 

Além disso, slugs são parte do resultado de pesquisa que o Google exibe. Um slug simples e fácil de entender pode influenciar a decisão de clicar ou não na página. 

Captura de tela mostrando resultados de uma pesquisa no Google. O termo pesquisado na barra de busca é "newsletter sobre seo". Abaixo tem uma barra de abas com opções como Imagens, Vídeos, Notícias, Shopping, Livros, Mapas, Voos e Finanças está visível. Há um destaque para o primeiro resultado de pesquisa, que inclui um link para "SEO Happy Hour" e um título em negrito "14 newsletters de SEO para acompanhar em 2024", seguido da data "22 de dez. de 2023".

Para entender na prática, imagine as duas URLs abaixo:

  • https://seohappyhour.com/glossario/url-slug;
  • https://seohappyhour.com/g/cat=glossario=title=url-slug-ler-post-completo-blog;

A primeira transmite mais segurança e credibilidade, concorda? 

E se você quisesse enviar esse post para um amigo no WhatsApp? Com a primeira, ele conseguiria entender mais facilmente o assunto da página, antes mesmo de clicar. 

Quais são as boas práticas de SEO para slugs de URL?

As melhores recomendações para definir slugs em posts ou página de um site são:

  • Use slugs curtos e informativos;
  • Insira a palavra-chave principal da página;
  • Use hífens para separar palavras;
  • Evite datas;
  • Use sempre letras minúsculas;
  • Evite caracteres especiais.

Use slugs curtos e informativos

Normalmente o slug é o termo principal do post ou página. Ao evitar palavras, expressões e caracteres desnecessários, fica mais simples entender o conteúdo.

Por exemplo, usar:

O que é slug na URL e qual seu impacto em SEO?

Ao invés de:

https://seohappyhour.com/glossario/url-slug-o-que-e-qual-seu-impacto-em-seo

Insira a palavra-chave principal da página

Palavras-chaves são os termos que as pessoas pesquisam no Google. E, como o slug é um indicador do conteúdo da página, é interessante incluir a palavra-chave principal do post.

Incluir a palavra-chave também ajuda os rastreadores do Google a entenderem o conteúdo. Eles leem o slug antes de analisar completamente o conteúdo da página. 

Caso não seja possível incluir a palavra-chave de forma natural, use algum sinônimo. É melhor do que tentar “forçá-la” a aparecer ali. O Google indica incluir a palavra-chave apenas quando ela for necessário, evitando os excessos.

Use hífens para separar as palavras

O Google recomenda usar hífens na URL, ao invés de underline ( _ ) ou outros sinais gráficos. Também não recomenda usar duas palavras juntas, porque dificulta a leitura.

Evite datas

Escrever datas na URL torna difícil atualizar o conteúdo no futuro.

Imagine que você está escrevendo um post sobre “melhores dicas de SEO para 2024”.

Se o slug for “/dicas-de-seo-para-2024”… Você terá uma grande dor de cabeça em 2025. Além de atualizar o conteúdo, precisará editar o slug e redirecionar todos os seus links internos para este post.

Neste exemplo, o mais indicado é usar o slug “/dicas-de-seo”. Assim, precisa atualizar apenas o conteúdo e título. 

Use sempre letras minúsculas

O padrão recomendado é usar letras minúsculas. Alguns servidores podem ter dificuldades em exibir a página se houver letras maiúsculas. Outros podem aceitar ambas, o que leva a conteúdo duplicado. Também é mais fácil manter o padrão e evitar erros de digitação quando as letras são minúsculas.

Evite caracteres especiais

O Google aconselha não usar caracteres que não fazem parte do ASCII. ASCII é o sistema de caracteres mais usado na computação atualmente. 

Entre os caracteres que não fazem parte do ASCII estão emojis e alguns tipos de alfabetos, como o árabe ou o chinês:

  • https://www.site.com/نعناع;
  • https://www.site.com/杂货/薄荷.

Se esses elementos forem necessários, a indicação é usar caracteres no formato UTF-8. Nele, cada caractere é representado por um valor decimal. As URLs acima ficariam assim:

  • https://www.example.com/%D9%86%D8%B9%D9%86%D8%A7%D8%B9/%D8%A8%D9%82%D8%A7%D9%84%D8%A9;
  • https://example.com/%E6%9D%82%E8%B4%A7/%E8%96%84%E8%8D%B7.

Fica difícil de entender, mas é importante para padronizar a informação e evitar erros.

Como mudar o slug no WordPress?

Você pode editar o slug a qualquer momento antes de publicar uma página. Bata clicar em URL, no menu à direita da tela:

Captura de tela da seção de administração de um site WordPress onde os usuários podem editar o slug de uma página. Acima, tem a URL completa da página, abaixo um campo para editar a slug.

Por padrão, o slug será sempre a heading tag principal da página (H1). Como mencionamos acima, o ideal é editar para manter apenas as palavras essenciais para entender o conteúdo.

No WordPress também é possível mudar o formato padrão de link. Essa configuração permite mudar o formato de slug, ou adicionar outras informações, como autor ou categoria do post. 

Para fazer essa edição, acesse “configurações” no menu do administrador à esquerda, depois em “link permanente”. Você verá a tela abaixo:

Captura de tela de editor de links permanentes do WordPress, com opções de selecionar estrutura padrão, dia e nome, mês e nome, numérica, nome do post, ou montar estrutura personalizada. Cada uma muda o slug padrão do site.

Escolha o formato e clique em “salvar alterações” para aplicar. Se fizer esse tipo de edição, lembre-se de adicionar apenas o que facilita a compreensão, já que o excesso de informações prejudica a leitura.