O que é como resolver o erro “bloqueado devido a outro problema 4xx” no Google Search Console?

Esse status significa que a URL não foi rastreada porque o cliente enviou uma solicitação inválida ou incorreta ao servidor. Ou seja, o Googlebot não conseguiu acessar a página. 

“4xx” é uma categoria que agrupa vários tipos de status de cliente. Os mais comuns são o 401, 403, 404 e soft 404. O Google Search Console tem status específicos para cada um deles. Todos os outros ficam agrupados em “bloqueada devido a outro problema 4xx”.

Para resolver os problemas do site, é necessário analisar atentamente as URL afetadas. Existem vários erros possíveis e nem todos têm a mesma solução. 

A boa notícia é que nem sempre esse status indica um erro grave de SEO, especialmente se não houver muitas páginas afetadas. No entanto, vale a pena fazer uma auditoria para otimizar o rastreamento do site, especialmente se o seu domínio tem muitas URLs.

Veja abaixo o que significam os erros 4xx, quais são os mais comuns, e como lidar com eles no seu site.

O que significa “bloqueado devido a outro problema 4xx” no Google Search Console?

Se você está vendo o erro, significa que:

  1. O Googlebot enviou uma requisição ao servidor para acessar uma página;
  2. Seu servidor retornou um status de resposta HTTP 4xx;
  3. Este status pode ter aparecido por causa de um erro de browser ou no cliente (nesse caso, o Googlebot).

Sempre que algum visitante ou rastreador tenta acessar uma página, o servidor retorna um status de resposta HTTP. Ele indica se é possível acessar o conteúdo, ou se há algum erro. 

Existem várias categorias diferentes de status. Os que começam com 400 (4xx) indicam que o problema se origina a partir de quem está tentando acessar a página.

Quais são os principais códigos de status de resposta HTTP 4xx?

Como já mencionamos, certos tipos de erro têm status próprios no Search Console. Eles são os mais comuns: 

  • Unauthorized (401): o acesso foi bloqueado porque o cliente não apresentou credenciais. Pode acontecer em arquivos protegidos por senha ou por erros de configuração de servidor;
  • Forbidden (403): o cliente apresentou credenciais, mas elas foram consideradas inválidas. Pode acontecer por problemas de permissionamento de arquivos ou diretórios do site;
  • Not found (404): a página não foi encontrada. Acontece quando páginas são deletadas ou seu conteúdo é removido;
  • Soft 404: é uma “variação” do erro 404. Acontece quando uma página deveria retornar status 404, mas retorna um código 200 (OK). Pode ser causado por conteúdo ausente, quando páginas são removidas, e por erros de configuração do servidor.

Fora esses, os erros mais frequentes que ficam agrupados na mensagem “bloqueada devido a outro problema 4xx” são:

  • Bad request (400): indica que o servidor não entendeu a solicitação do cliente pois ela foi enviada de forma errada ou incompleta. Pode ser causado por estrutura incorreta de URL ou por tamanho de arquivo muito grande.
  • Gone (410): é parecido com o 404, mas indica que o recurso solicitado foi permanentemente removido do servidor. Ou seja, ele indica uma ausência definitiva. O Google trata códigos 404 e 410 da mesma forma; 
  • Length Required (411): quer dizer que a solicitação falhou por falta do cabeçalho content-length. Você precisará fazer uma autoria e incluir esse cabeçalho nas páginas;
  • Too Many Requests (429): significa que o cliente enviou muitas solicitações ao servidor em um curto espaço de tempo. O Google considera que o servidor está sobrecarregado, então diminui a frequência de solicitações. Pode ser necessário entrar em contato com a hospedagem para resolver o problema. 

Como solucionar o erro “bloqueada devido a outro problema 4xx” no Google Search Console?

Depende bastante das causas dos problemas e das configurações atuais do seu site. 

Em linhas gerais, os passos são:

  1. Definir como priorizar o problema dentro da sua estratégia de SEO;
  2. Analisar a lista de URL afetadas;
  3. Verificar as URLs que estão no seu sitemap;
  4. Analisar a linkagem interna do seu site;
  5. Redirecionar páginas críticas;
  6. Fazer uma auditoria técnica de SEO completa.

Para implementar as soluções, você precisará do apoio de profissionais de SEO e de tecnologia. Os especialistas em mecanismos de busca indicarão os melhores caminhos, e os desenvolvedores lidarão com a parte técnica das implementações.

Veja abaixo os detalhes da principal abordagem para lidar com erros 4xx. 

Priorizando a solução de erros 4xx

Antes de começar, você precisa analisar a escala e o possível impacto dos problemas. Nem sempre você precisa investir muito tempo e energia solucionando erros 4xx. Recomendamos o apoio de especialistas em SEO para tomar essa decisão. 

Você não precisa dar tanta atenção ao problema quando:

  • Ele afeta poucas páginas e elas não são importantes para o seu site;
  • O erro é causado por alguma ação sua, como configurar um status 410 para uma página permanentemente removida.

Mas precisa fazer uma análise extensa se:

  • O número de páginas afetadas é alto ou não para de crescer;
  • Você não tem clareza sobre a extensão do problema ou ele atinge páginas importantes do site.

Outro ponto importante: a priorização e abordagem é diferente dependendo do tamanho do site. Por exemplo, sites grandes, com mais de 10.000 páginas, precisam considerar o impacto dos erros no crawl budget, o que não ocorre com sites menores. 

Analise as páginas afetadas

Você pode ver quais são diretamente no Google Search Console. Basta acessar o relatório de indexação de páginas. O caminho é acessar o botão páginas, que fica no menu do lado esquerdo da tela, sob a seção“indexação”. 

Faça isso para verificar:

  • Quantas páginas são afetadas;
  • Padrões nas estruturas de URL;
  • Se as URLs estão na mesma categoria.

Você pode acessar as URLs afetadas usando a ferramenta de inspeção de URL. Basta clicar sobre a página para ver como o Google a descobriu e tentou rastrear.

Depois de fazer as primeiras análises, entre em contato com sua equipe de desenvolvimento e compartilhe os padrões de erro encontrados.

Verifique as URLs que estão no seu sitemap

O sitemap é o arquivo que lista todas as páginas do seu site. É esperado que todas as URL que estão lá retornem um código de status 200 (OK).

Você pode verificar se este é o caso dentro do relatório de indexação. Por padrão, o Google mostrará “todas as páginas conhecidas”. Com um clique, você pode selecionar “todas as páginas enviadas”.

Com base nesses dados, você pode remover do sitemap as páginas que deveriam realmente mostrar status 4xx. Por exemplo, conteúdo movido permanentemente e que retorna código 410.

Uma nota para quem gerencia sites maiores: os dados do Google Search Console são amostras. Você provavelmente não verá uma lista literalmente completa de erros do seu site, devido ao volume de URLs. Para ter uma visão mais detalhada, faça um rastreamento usando ferramentas como Screaming Frog ou Jet Octopus. 

Analise seus links internos

Monitore os links internos das páginas afetadas para entender como e porque elas são rastreadas. 

A ideia é basicamente remover links para páginas que apontam status de erro 4xx. Isso indica ao Google que elas não são relevantes e que não devem ser rastreadas com frequência. Se houver versões alternativas das páginas, você pode substituir os links pelas novas versões.

Identifique o código que está causando o erro “bloqueado devido a outro problema 4xx”

Essa é uma análise mais complexa, que deve ser feita com o acompanhamento de profissionais de SEO.

Há duas formas principais de fazer:

  1. Usar ferramentas de análise de link: O Link Redirect Trace é uma delas. A extensão permite analisar o status HTTP das suas páginas enquanto navega pelo site em tempo real;
  2. Analisar logs de servidor: os arquivos de log do servidor registram atividades e eventos relevantes para entender o status de resposta de cada página (além de outras informações).

Ao descobrir a causa exata do status, você poderá realizar ações mais específicas. Por exemplo, se for status 400, você provavelmente precisará encontrar erros de digitação nas URLs do seu site. Ou se for status 411, que você precisa adicionar o cabeçalho content-length à página. 

Redirecione páginas críticas

Se as páginas marcadas com “bloqueado devido a outro problema 4xx” forem importantes para a estrutura do site, para o seu negócio, ou estratégia de SEO, você pode fazer um redirect 301 para uma página relacionada do seu site.

Mas atenção: não redirecione os visitantes para páginas não-relacionadas. 

É comum ver donos de sites redirecionando páginas com erros 4xx para a home do site, para tentar aproveitar o tráfego orgânico dessas páginas. O problema é que fazendo isso, o Googlebot não consegue entender corretamente a estrutura do site. Essa prática também pode levar ao surgimento de erros soft 404.

Faça uma auditoria técnica de SEO

A auditoria técnica é uma análise detalhada de todos os aspectos técnicos do seu site. Ela oferece uma visão detalhada sobre problemas de status 4xx e diversos outros erros do site, inclusive os que não ficam marcados no relatório do Google Search Console.

Esse método é a melhor solução para manter seu site sempre saudável, fácil de entender para o Googlebot, e sempre acessível para os visitantes. Entre em contato com a SEO Happy Hour para fazer a sua!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *