Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 25/10/2024
7 min de leitura
O erro 404 significa que uma página não existe mais. O Googlebot tentou acessá-la, mas ela foi removida. Pode acontecer porque foi deletada ou porque a URL mudou.
Em muitos casos, não há nada a corrigir. O relatório do Search Console está apenas informando a existência das páginas removidas. Caso você tenha movido o conteúdo de uma página para outra, pode fazer um redirecionamento 301. Assim, quem acessar a URL removida será direcionado a um conteúdo novo e relevante.
Neste post você entenderá os detalhes desse status de erro, em quais situações você pode ignorar sem riscos para SEO, quando você deve resolver, e quais as melhores práticas.
A descrição oficial do problema é:
A página retornou a solicitação com um erro 404. O Google descobriu esse URL sem qualquer solicitação explícita nem sitemap. É possível que o Google tenha descoberto o URL como um link de outra página, ou talvez a página já existiu e foi excluída. O mais provável é que o Googlebot continue tentando acessar o URL por algum tempo.
Ou seja: o Googlebot tentou rastrear a sua página, mas não conseguiu acessar porque não encontrou a URL no seu site.
Sempre que um visitante ou rastreador tenta acessar um site, o servidor responde com um código HTTP. São respostas padrão que indicam se o conteúdo pode ser acessado ou não. 404 é o código para URLs que não podem ser encontrados.
O Googlebot pode descobrir URLs assim através do seu sitemap, ou quando alguém faz links para uma página do seu site que não existe mais.
Existem várias causas possíveis para esse status de erro aparecer no Google Search Console. Nem todas indicam problemas de SEO. Estas são as situações mais comuns:
Na lista de causas acima, você precisa corrigir as cinco primeiras. Os links gerados por sites de terceiros podem ser ignorados. Normalmente, quando acontece, é porque sites de baixa qualidade fazem links.
No fim do ano passado, John Mueller, porta-voz do Google, respondeu a um usuário do Reddit que é seguro ignorar esses links. Veja a tradução da resposta:
Apenas ignore-os (links gerados por sites de spam). Se a página não deveria existir, então é esperado que retorne o status 404. Se você achava que essa página deveria existir, então esse erro é um bom lembrete.
Você não pode se livrar de todos os erros no Search Console – se a página não existe, você deve retornar o código apropriado. Não há “solução” para validar se o status exibido é o correto.
A página de suporte do relatório de indexação de páginas do GSC é semelhante. A sugestão é “corrigir apenas os erros 404 vinculados a você ou listados em um sitemap”.
A documentação sobre erros 404 do Google sugere a seguinte abordagem:
Para identificar as páginas marcadas com 404 no seu site, basta acessar o relatório de indexação. Está no menu do lado esquerdo da tela. Clique em “páginas”, logo abaixo de indexação. Você verá uma lista de erros, incluindo o status 404.
Existem diversas formas de fazer redirecionamentos no seu site. Se você usa WordPress, os principais plugins de SEO do mercado, como Yoast e RankMath, têm essa função.
Veja abaixo como lidar com as principais situações de erro 404 (não encontrado) em SEO.
Como você viu, nem todos os erros devem ser corrigidos. Faça uma análise da URL afetada e veja quais merecem a sua atenção.
Veja o que fazer diante das situações mais comuns:
Se alguma URL que está no seu sitemap estiver marcada com o status 404, a principal ação é fazer um redirecionamento 301. Ele indica que o conteúdo foi movido permanentemente para outra URL.
Veja o que fazer diante das situações mais comuns:
Quanto mais fácil for para o Googlebot entender o seu site, melhor tendem a ser os seus resultados de SEO. Quando falamos de erros 404, isso implica em seguir uma série de boas práticas para que o Google entenda o papel de cada URL do seu site.
Você deve evitar:
Quando você faz isso, você pode gerar erros soft 404. Eles são outro status de erro no Google Search Console, quando uma página que deveria retornar status 404 está retornando um status HTTP 200 (OK).
Se você precisa de ajuda para lidar com os “erros 404 (não encontrado)” do seu site, entre em contato conosco! Sabemos que pode ser difícil lidar com as correções, especialmente em sites maiores, ou se o erro afeta muitas páginas. Mas com o apoio de especialistas em SEO fica mais fácil!
Comentários