BLOG / SEO

Gestão de conteúdo antigo de SEO: o que é, importância e como fazer

Muita gente pensa que para crescer em SEO, basta publicar novas páginas. Mas não é bem assim: a gestão do conteúdo antigo também traz resultados.

Geralmente, há três caminhos a seguir: atualizar as páginas que ainda têm valor, remover as URLs que nem prestam mais, ou reaproveitar o que for possível em diferentes canais.

Pois é, você pode até pensar que todos os seus conteúdos são bons… Mas nem sempre é assim, pelo menos para o Google. Muitas páginas ficam defasadas, principalmente nos sites muito grandes ou muito antigos.

E, quando isso acontece, é necessário gerenciar o portfólio de conteúdo. É quase como fazer uma limpeza para que a engrenagem continue girando.

Quais são os benefícios da gestão de conteúdo antigo?

Você pode considerar o seu conteúdo antigo como uma alavanca de crescimento. Haverá páginas que pararam de render e podem ser “resgatadas” e outras que estão atrapalhando, então devem ser removidas ou modificadas.

Todas essas ações contribuem para bons resultados de SEO. Os principais benefícios são:

  • É mais rápido revisar conteúdos antigos do que criar novos, partindo do zero;
  • Conteúdo evergreen pode gerar resultado por meses (ou até anos), desde que tenha manutenção adequada;
  • Ao avaliar a qualidade dos sites, o Google analisa o domínio como um todo. Se houver excesso de páginas de baixa qualidade, o desempenho de todos os artigos pode cair, inclusive dos novos;
  • Você ganha novas oportunidades de tráfego e de conversões;
  • Diversos estudos indicam que chatbots de IA preferem citar páginas atualizadas;
  • Muitos conteúdos param de dar retorno apenas porque as informações ficaram desatualizadas, ou porque as necessidades do público-alvo mudaram. Atualizações solucionam ambos os problemas.

O que fazer com o conteúdo antigo do seu site?

Você deve mapear todo o conteúdo do seu site e decidir como agir em relação a cada página.

Geralmente, haverá três cenários:

  • Atualização de conteúdo, melhorando aspectos de SEO on-page ou a qualidade das informações publicadas;
  • Remoção de conteúdo, excluindo a URL, fazendo redirects ou combinando o conteúdo de várias páginas em uma só;
  • Reaproveitamento de conteúdo, usando as informações da página em novos ativos do seu marketing, incluindo fora de SEO. 

Não há uma regra específica para decidir o que fazer. Você precisará observar as métricas de desempenho e a importância geral daquela URL. 

Os principais casos são:

  • Posts que já estão indexados, mas aparecem na segunda página: podem ser atualizados para tentar alcançar o top 3 do Google;
  • Coberturas jornalísticas importantes em um jornal, como a da pandemia: as páginas podem ser mantidas e agrupadas com links internos, devido à relevância do tema;
  • Páginas com redação ruim: podem ser reescritas para tentar ranquear novamente;
  • Grupos de páginas muito semelhantes: se há muitas URLs falando sobre o mesmo assunto, ou temas muito próximos, elas podem ser “combinadas” para aumentar a relevância;
  • Páginas que não geram mais tráfego: você deve avaliar caso a caso. Se o conteúdo for bom, pode ser reaproveitado em outros canais. Do contrário, pode ser excluído. 

Veja abaixo como realizar cada ação – e como nós fazemos aqui no blog da SEO Happy Hour 🍻

1. Atualizar posts antigos

O mais comum é atualizar os posts antigos. Pode ser para testar mudanças de SEO, como o título ou a metadescrição, para corrigir alguma informação que mudou desde a publicação original, ou para tentar dar “ar novo” a um artigo que já parou de render.

As principais atualizações são:

  • Incluir novas informações, aumentando a profundidade do conteúdo;
  • Substituir os links quebrados e incluir links internos relevantes, para páginas criadas há pouco tempo;
  • Revisar títulos, headings e metadescrições;
  • Testar novos CTAs;
  • Verificar se a URL segue alinhada com a intenção de busca da palavra-chave principal;
  • Acrescentar novos dados, insights e pontos de vista;
  • Substituir informações ultrapassadas pelas novas;
  • Adicionar novos elementos multimídia, como vídeos, imagens e infográficos;
  • Reescrever trechos do conteúdo para melhorar a legibilidade ou fortalecer as boas práticas de redação para SEO.

Você não precisa fazer todas essas alterações na página. Revise o que está publicado, identifique os principais pontos de melhoria e foque neles. 

Dica importante: se for atualizar um conteúdo, atualize-o de fato! Parece um conselho bobo, mas um dos principais “jeitinhos” do SEO é trocar só o título e a datas dos posts.

É aquela velha história de mudar um título de “2025” para “2026”, mas manter o mesmo conteúdo. 

De um ponto de vista de SEO, esse tipo de atualização costuma ter pouco valor. Ao que tudo indica, o Google tem sistemas para entender se as mudanças foram significativas ou não.

Como fazemos aqui na SHH: toda a gestão de conteúdo é feita no Notion.

Para as atualizações, temos um card específico chamado de “refresh”, onde mapeamos os conteúdos que precisam de modificações ou melhorias. É uma organização bem simples: 

  • Listamos a URL;
  • Por que ela precisa de mudança;
  • Uma descrição rápida do que deve ser acrescentado.

Como o nosso blog é relativamente novo, quase sempre são atualizações por causa de mudanças na área de SEO. E têm acontecido muitas desde o ano passado, por causa da IA. 😅

2. Remova ou consolide o conteúdo

Se atualizar o conteúdo não fizer sentido, você pode removê-lo ou consolidá-lo com outras páginas.

A remoção consiste simplesmente em excluir aquela URL. Isso deve ser feito em último caso, quando aquela página for realmente muito ruim ou insignificante para o seu site. Se houver um conteúdo novo que substitua este que será deletado, você pode fazer um redirecionamento. 

Já a consolidação acontece quando você tem grupos de URLs que falam sobre temas parecidos. Isso é mais comum do que parece, principalmente em sites muito grandes. 

Neste caso, o primeiro passo é identificar a URL “definitiva” sobre o tema. Depois, veja qual conteúdo das outras páginas deve continuar no site e acrescente à URL definitiva. Por fim, exclua as demais ou faça redirects para a URL principal.

Para descobrir exatamente o que fazer com cada conteúdo, aplique a técnica de content pruning. Já temos um guia bem completo aqui no site da SEO Happy Hour, então vamos adicionar apenas um resumo dos principais passos:

  1. Mapeie os conteúdos de baixa performance;
  2. Identifique quais são os problemas principais desses conteúdos; 
  3. Categorize as páginas de acordo com os problemas (SEO técnico, conteúdo ruim, duplicação, etc.);
  4. Defina uma ação para cada URL (atualizar, consolidar, remover);
  5. Realize a ação necessária gradualmente.

É importante definir um ritmo de trabalho no pruning, para que a gestão do conteúdo antigo não atrapalhe o fluxo de publicações novas. Aqui, depende muito da capacidade da sua equipe, então comece pelas páginas onde você vê mais potencial. 

Como fazemos aqui na SHH: aqui no blog da SHH, geralmente fazemos pouco, já que o domínio tem poucas páginas e ainda estamos construindo a nossa cobertura semântica.

Mas, para os nossos clientes, realizamos com frequência, seguindo um fluxo específico para identificar as principais oportunidades de melhoria. Se quiser mais informações, entre em contato conosco.

3. Reaproveitar o conteúdo

Durante a gestão de conteúdo antigo do site, você encontrará diversas pérolas. Reaproveite-as sempre que possível dentro do seu marketing! Pode ser no próprio site mesmo ou transformando em conteúdo para os seus outros canais.

Pessoalmente, essa é uma das minhas partes preferidas. Quem trabalha com conteúdo geralmente fica bem focado em produzir coisa nova, às vezes nem dá tempo de distribuir tanto conteúdo…

Encontrar algo antigo, mas que ainda tem valor, facilita muito o trabalho!

As principais estratégias para reaproveitar conteúdo antigo são:

  • Incluir botões de compartilhamento em redes sociais. A maioria das pessoas não usa, mas se por alguma razão o conteúdo voltar a performar, pode gerar um tráfego adicional;
  • Dependendo do seu segmento de mercado, vale a pena colocar o pin avançado do Pinterest também;
  • Transformar blogs em outros formatos – newsletters, posts de rede social, conteúdo para e-mail marketing, entre outros;
  • Usar posts antigos (que performam bem) para divulgar promoções novas, por meio da inclusão de novos banners e CTAs;
  • Republicar o conteúdo antigo do seu site no formato de e-books, checklists ou cursos, que podem ser vendidos ou usados para captar leads no LinkedIn.

O grande desafio é conectar esses conteúdos antigos com a narrativa atual da sua marca. Se você não fizer isso, fica um compartilhamento meio avulso, que não rende tão bem quanto os conteúdos novos.

Uma boa dica é criar seus conteúdos novos já pensando no reaproveitamento. Com o aumento nas buscas sem clique, o conteúdo que funciona em vários canais “rende mais”, porque você cria uma vez e usa várias vezes, inclusive fora do Google.

Aqui tem algumas formas de fazer:

  • Habilitar pins avançados no Pinterest;
  • Reaproveitar em diferentes canais;
  • Monetizar o conteúdo antigo que ainda performa bem;
  • Usar posts antigos pra fazer propaganda dos seus recursos novos;
  • Compilar posts em ebooks;

Como fazemos aqui na SHH: boa parte do nosso fluxo de conteúdo envolve reaproveitar os posts do nosso blog. Mas nem sempre são os antigos, fazemos isso sempre que os posts nascem.

Tudo o que postamos no nosso blog também serve como base para o conteúdo do LinkedIn, newsletter, comunidade no WhatsApp e YouTube. 

A nossa filosofia é a de sempre escrever conteúdos aprofundados, que abordam tópicos de diferentes maneiras. Isso naturalmente cria muitas oportunidades para “republicar” conteúdos antigos.

Por exemplo, temos um guia completo sobre os erros do Search Console. Esse tipo de post pode ser reaproveitado em vários contextos – falando do GSC em geral, de erros de servidor, de redirects, de soft 404, duplicação de páginas…

Sempre que quisermos falar sobre esses temas, o conteúdo já está lá, prontinho para usar.

__

Priorize a sua gestão de conteúdo

Gerenciar o conteúdo do seu site é tão importante quanto publicar novas páginas. Pode parecer contraditório, mas muitas vezes remover URLs é mais efetivo do que adicionar novas. 🤯

O segredo está em escolher bem o que manter, atualizar, excluir e redistribuir. Para tomar a decisão, o melhor é ter apoio de especialistas. Entre em contato com a SEO Happy Hour! Temos décadas de experiência cuidando de sites de todos os tamanhos, do Brasil e do exterior. 

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *