Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Elyson Gums
Atualizado em 25/10/2024
6 min de leitura
O status “página alternativa com tag canônica adequada” confunde algumas pessoas, principalmente quem está iniciando em SEO. Não se trata de uma mensagem de erro. Pelo contrário: é um aviso de que está tudo certo.
Essa mensagem indica que o Google conseguiu identificar corretamente a versão principal das suas páginas. Portanto, na maioria dos casos, nenhuma ação é necessária.
Apesar disso, vale a pena ficar de olho nela para conferir se as canonizações estão realmente corretas. Além disso, a presença do status pode indicar oportunidades de melhoria de SEO técnico para o seu site.
Neste post você aprenderá como analisar esse status e extrair o máximo de informações relevantes sobre este item do relatório de indexação do GSC.
A descrição oficial do status é:
“A página está marcada como alternativa de outra. A página direciona corretamente para a página canônica, que é indexada. Portanto, nenhuma ação é necessária. Páginas de idiomas alternativos não são detectadas pelo Search Console”.
Na prática, isso significa que:
O Google considera que não faz sentido exibir várias páginas essencialmente iguais aos visitantes. Por isso, usa páginas canônicas e páginas alternativas para limitar a exibição.
Página canônica é a versão principal de um grupo de páginas. Ela é considerada a que melhor representa esse grupo.
Todas as outras páginas daquele grupo são consideradas duplicadas. O Google entende que o conteúdo delas é muito parecido com a canônica.
Quando o Google está adicionando páginas ao seu índice, ele faz essa análise e define a versão canônica. Donos de sites podem indicar qual versão consideram a principal através da canonical tag.
É comum ter páginas alternativas em um site. Elas existem por várias razões e nem sempre representam um problema. Por exemplo, conteúdo paginado (páginas 2, 3, 4, etc., de listas de produtos) são considerados duplicados. Variantes de produtos, como cores marcadas por parâmetros na URL(www.loja.com/produto?cor=azul) também.
Esse status é uma forma de informar que a canonização do site está correta. Ou seja: o Google identificou uma página canônica e está considerando páginas parecidas com ela como réplicas.
Quando esse processo acontece de forma inadequada, podem ocorrer vários problemas relacionados à duplicação de conteúdo, como:
Não se trata de um status de erro. Quer dizer que o Google está exibindo a versão correta da URL. Na maioria dos casos você não precisa fazer nada.
Se você pesquisar por essa mensagem no Google, verá vários sites ensinando a “corrigir o erro”, mas não é bem por aí. Lidar com esse erro não é sobre “corrigir” algo, é sobre otimizar a gestão de URLs do seu site.
Através desse status do relatório do GSC, você pode verificar:
Alguns sinais de alerta são a presença de muitas páginas alternativas em relação ao total do site. Recomendamos o apoio de especialistas em SEO para analisar cada caso e indicar os melhores caminhos para resolver.
Veja abaixo algumas possibilidades.
Para confirmar se está tudo certo mesmo, abra o relatório e navegue pelas páginas marcadas como alternativas.
Se elas realmente forem duplicações de conteúdo, então está tudo certo. A maioria dos casos é assim.
Se por alguma razão houver páginas que não deveriam ser consideradas duplicadas, você precisará indicá-las com canonical tags.
O relatório de “páginas alternativas com tag canônica adequada” oferece alguns insights sobre como links internos são criados no seu site. Normalmente as URLs que aparecem aqui são variantes de produtos, páginas AMP, páginas com códigos de rastreamento (UTM), entre outras.
Você pode observar:
Em sites pequenos, problemas do tipo são mais raros. Mas, em sites maiores, como e-commerces com milhares de produtos, ou portais de notícias muito antigos, é interessante fazer auditorias especializadas periodicamente.
Crawl budget é um termo que se refere à capacidade do Google de rastrear páginas do seu site. O buscador tem recursos limitados e não consegue rastrear literalmente a internet inteira. Por isso, ele estabelece um limite de rastreamento para cada site.
Sites pequenos não precisam se preocupar com isso, mas domínios maiores sim.
Se você tem milhares de páginas aparecendo como “página alternativa com tag canônica adequada”, pode indicar que você está com um excesso de URLs no seu site, o que nem sempre é necessário.
Se é o seu caso, sugerimos que você invista em uma consultoria de SEO para investigar se isso está impactando os seus resultados, ou se você pode otimizar a gestão de links.
Os status do Google Search Console que indicam erros de canonização de página são estes:
Em ambos os casos, você precisará fazer algumas ações para indicar ao Google qual é a versão principal do conteúdo.
Dê preferência a trabalhar nas páginas que apresentam estes status, ao invés de “página alternativa com tag canônica adequada”.
__
Espero que estas dicas tenham te ajudado!
Se precisar de ajuda para solucionar problemas de canonização, entre em contato conosco. Esta (e outras etapas de SEO técnico) são importantes, mas na maioria das vezes você precisa de alguém que entenda do assunto para conseguir resolver com tranquilidade.
Comentários