BLOG / SEO

Topic cluster: o que é, benefícios e como implementar no seu site

A estratégia de topic cluster é uma das mais usadas para gerar autoridade e organizar o conteúdo dentro de um site. Ela consiste em criar “grupos” de páginas conectadas por links internos para facilitar a navegação e distribuir relevância entre as páginas.

Isso torna seu site mais visível nos mecanismos de busca e nos chatbots de IA. Ambos conseguem compreender melhor o seu site e as relações semânticas entre a sua marca e os temas que você cobre.

Hoje você verá um guia completo de topic clusters, com a teoria e a prática para planejar e executar a estratégia.

O que são topic clusters?

Topic clusters são grupos de conteúdos que falam sobre o mesmo tema. A estrutura padrão é ter um artigo central, que lida com um tópico de forma ampla e detalhada, e várias páginas com vários subtemas.

Ou seja, em vez de ter vários artigos isolados, você faz uma cobertura organizada sobre um assunto que interessa à sua audiência.

A imagem abaixo, de autoria da HubSpot, ilustra bem o conceito:

Representação do conceito de topic cluster. À esquerda, tem uma representação de página pilar ao centro, com várias formas geométricas conectadas a ela, representando os conteúdos adicionais. À direita, tem uma legenda explicando que o elemento central é o pilar, os demais são páginas adicionais, e as conexões são hyperlinks

Quais são os elementos de um topic cluster?

A estrutura é composta por três partes principais:

  • Página pilar: é a “central” sobre aquele conteúdo dentro do seu blog. Geralmente, é um tema amplo, como “o que é SEO”;
  • Páginas complementares: abordam subtópicos do tema geral, que ficariam muito extensos se estivessem todos na mesma página. Por exemplo, dentro do cluster “o que é SEO”, seriam páginas complementares: SEO on-page, SEO off-page, SEO técnico, SEO local, etc.;
  • Links internos: conectam a página pilar e as complementares dentro do cluster, para que as pessoas e os buscadores encontrem tudo facilmente.

Quais são os benefícios dos topic clusters?

Os topic clusters facilitam diversas etapas da produção e publicação de conteúdo, além de contribuir para a indexação das páginas. As principais vantagens são:

  • Organizar estratégias editoriais;
  • Estabelecer autoridade de tópico;
  • Melhorar a estrutura de links internos do site;
  • Reduzir canibalização de palavras-chave;
  • Facilitar o rastreamento e a indexação de páginas.

Entenda abaixo como funciona.

1. Organiza a produção de conteúdo

Fica mais simples escrever e publicar conteúdo dentro de topic clusters porque você escreve já sabendo qual caminho seguir. 

Primeiramente, porque ele gera uma lista de “tarefas a serem feitas”, com os conteúdos que precisam ser produzidos ou atualizados no site. 

Em segundo lugar, ao olhar para o cluster, fica mais simples entender quais páginas estão faltando ou se há conteúdos muito parecidos. 

Também fica muito mais simples identificar oportunidades de links internos que podem passar despercebidas no momento da publicação de uma página.

2. Estabelece autoridade de tópico

Ter autoridade de tópico (ou autoridade no assunto) significa ser reconhecido como especialista na cobertura de algum tema específico.

Os topic clusters permitem construir essa autoridade, por meio de uma cobertura detalhada e extensa. A ideia é que assim, aos poucos, você ranqueia para todas as variações de pesquisas que as pessoas fazem, o que não seria possível com páginas desconexas.

3. Melhora a estrutura de links internos do site

Links internos são os hiperlinks que levam para outras páginas do seu site. Historicamente, eles têm alto valor para SEO, pois permitem que os buscadores descubram novas páginas e entendam quais são as URLs mais relevantes do seu site.

Topic clusters naturalmente têm uma lógica clara de links internos, que conectam todas as páginas. Esses links:

  • Distribuem autoridade entre as páginas;
  • Melhoram a experiência de navegação para os visitantes, pois apresentam conteúdos complementares de forma lógica;
  • Informam aos buscadores quais são as relações entre as páginas.

4. Evita canibalização de palavras-chave

A canibalização de palavras-chave acontece quando múltiplas páginas do seu site aparecem (e competem) pela mesma palavra-chave em um buscador. 

Organizando seu conteúdo em topic cluster, fica muito mais simples entender se há URLs muito parecidas no seu site. Logo, fica mais simples resolver o problema por meio de redirecionamentos ou excluindo a que for considerada repetida.

5. Facilita descoberta, rastreamento e indexação de páginas

O Google funciona a partir de três processos principais: descoberta, rastreamento e indexação de páginas. Todos são necessários para que o seu site apareça no buscador.

E uma estrutura de topic cluster facilita todos:

  • Permite que o Google descubra novas páginas que ainda não foram rastreadas;
  • Facilita que o rastreador “pule” de uma página para outra seguindo os links internos na página;
  • Facilita a compreensão da arquitetura do seu site, o que pode converter-se em visibilidade para um número maior de expressões.

Como montar um topic cluster?

A criação de um topic cluster tem três estágios principais.

  • O primeiro é o mapeamento de estrutura. Significa entender quais serão as páginas-pilares e os subtemas do cluster.
  • O segundo é organizar a informação que já está no seu site. Ou seja, editar conteúdos, remover páginas duplicadas e conectar o que sobrar com links internos relevantes.
  • O terceiro é produzir novos conteúdos. Você vai identificar o que precisa estar no seu site, mas ainda não foi escrito, e começará as publicações. 

As ações variam muito de acordo com o site. Quem está começando agora pode partir direto para a criação de temas novos, mas domínios antigos precisam organizar a casa primeiro.

Quem já tem uma página-pilar pronta, pode começar pela linkagem interna. Quem não tem, precisa publicá-la primeiro e ir avançando aos poucos nos subtemas.

Na maioria das vezes, você fará primeiro o planejamento e seguirá as demais etapas de forma paralela.

Veja abaixo como seria a criação de um topic cluster para um site que já produz algum conteúdo.

1. Escolha o seu tópico pilar

Ele será o centro da sua estratégia, então escolha com cuidado! 

O tópico ideal tem:

  • Volume de buscas relevante;
  • Conexão real com os desejos e interesses do seu público-alvo;
  • Relação com os produtos que você oferece;
  • Oportunidades claras de linkagem com conteúdos informativos e de serviços do seu site.

Geralmente você encontrará os termos por meio de pesquisas de palavras-chave e de conversas com o seu público-alvo. Monte uma lista com várias opções e priorize as que atendem a todos (ou a maioria) dos critérios.

2. Pesquise subtópicos relevantes

Para cada tópico pilar, monte uma lista de subtemas relacionados. Para encontrá-los, faça uma pesquisa de palavras-chave e use o seu conhecimento sobre o tema.

Você pode fazer vários tipos de pesquisa:

  • Agrupe palavras-chave por tópicos em ferramentas como Ahrefs e Semrush;
  • Use o Google Trends para identificar os termos dentro de cada tópico;
  • Analise os concorrentes, usando a pesquisa do Google e ferramentas de SEO;
  • Peça sugestões para ferramentas de IA, como o ChatGPT – mas valide as respostas em outras fontes e não confie em dados como “volume de busca”, caso a IA os apresente. 

Uma das melhores formas de organizar é em planilhas. Comece com uma tabela simples para listar os temas, como esta abaixo:

Tema PilarSubtema
O que é SEOComo o SEO funciona
Por que o SEO é importante para empresas
Diferença entre SEO on-page e off-page
Fatores de ranqueamento no Google
Exemplos de boas práticas de SEO
Como começar a aplicar SEO no seu site
Erros comuns em SEO que você deve evitar
Diferença entre SEO e tráfego pago (Google Ads)
Ferramentas gratuitas para iniciantes em SEO
Tendências de SEO em 2025
SEO para iniciantes

Depois de ter a sua lista de subtópicos, insira informações adicionais sobre cada um, como intenção de busca e volume de pesquisas mensais.

Adicione novos subtemas até entender que já está cobrindo o tema de forma ampla.

3. Faça uma auditoria de conteúdo

Antes de criar novos conteúdos para o seu topic cluster, revise o que já está publicado no seu site.

Você pode analisar as URLs já publicadas das seguintes formas:

  • Fazendo pesquisas por uma palavra-chave dentro do seu CMS (como o WordPress);
  • Usando o comando “site:” no Google (por exemplo: “o que é SEO site:seusite.com”);
  • A partir dos dados do seu Search Console, para identificar as páginas que mais geram tráfego.

O resultado é uma visão geral das páginas que já existem no seu site, de quais já estão indexadas e de quais já geram tráfego.

Organize-as na planilha do topic cluster, criando uma hierarquia das “melhores” para as “piores”. Fazendo isso, ficará mais fácil fazer links entre elas e descobrir quais conteúdos precisam de revisão.

4. Identifique as lacunas

Lacunas são os aspectos do seu cluster que você precisa melhorar.

As mais comuns são:

LacunaSolução
Ausência de tópicos importantes no siteCrie o conteúdo
Palavras-chave canibalizadasEscolha uma página principal e faça um redirect
Artigos desatualizados ou muito curtosRemova a URL ou crie conteúdo de maior qualidade
Páginas que não combinam com a intenção de buscaReescreva o conteúdo
Páginas de subtemas sem links internos entre si e para a página pilarCrie os links necessários

Antes de decidir o que priorizar ou qual ação tomar, observe a performance das páginas.

Não mexa nas que estão indo bem. Em vez disso, comece pelas que têm potencial (estão indexadas, mas não ranqueiam bem ou não têm boa performance).

5. Crie conteúdo em múltiplos formatos

Depois de corrigir o que já está no seu site, chegou a hora de criar novos conteúdos. 

A maioria das marcas investe primeiro em texto, por ser um formato “tradicional” dentro do SEO, além de ser relativamente rápido e econômico para produzir.

Recomendamos ir além sempre que possível, criando conteúdos para outros canais também. Isto posiciona a sua marca em todos os momentos da jornada do cliente, mesmo os que acontecem fora dos buscadores e das plataformas de IA.

Dentro de um topic cluster, há as páginas pilares, as páginas complementares e os materiais adicionais. Em todos, você deve seguir as boas práticas de SEO e de criação de conteúdo útil.

Páginas pilares

As páginas pilares são o recurso mais completo do seu site sobre determinado assunto. Ou seja, deve cobrir os pontos principais, mas sem entrar nos detalhes de cada subtema. É uma “visão geral”, quase como um índice que apresenta as suas subpáginas para quem quer as informações mais específicas.

Para criá-la:

  • Organize a página de acordo com os subtópicos que você mapeou, usando heading tags H2, H3 e H4;
  • Inclua “ganchos” para linkar as páginas complementares;
  • Acrescente informações sobre os seus produtos sempre que for relevante;
  • Inclua insights únicos e dados proprietários, se você tiver;
  • Atente-se para o E-E-A-T das páginas.

Páginas complementares

É o conteúdo dos subtemas que você mapeou. Normalmente, são páginas de blog, postadas para explorar cada detalhe do tema pilar.

Antes de começar a escrever, faça uma pesquisa sobre o tópico e veja o que os seus concorrentes estão falando. Tente ir mais fundo do que eles, incluindo temas inéditos no seu texto. Isso contribui para o information gain da sua página e pode melhorar os resultados dela no Google.

Na redação, as páginas complementares são iguais a um blog post comum. As únicas recomendações extras são:

  • Mencionar a página pilar com naturalidade (incluindo links);
  • Adicionar informações sobre os seus produtos quando possível.

Conteúdo adicional

A maioria das empresas para nos dois tipos de conteúdo acima. Os conteúdos adicionais são aqueles que existem fora do site e que, mesmo assim, podem ajudar com o seu SEO.

Esse conteúdo adicional pode ser adicionado ao topic cluster para torná-lo ainda mais único e atrativo para os visitantes. 

Algumas possibilidades são:

  • Lives e webinars com dicas de especialistas sobre o tema pilar ou algum dos subtemas;
  • Vídeos curtos para TikTok, reels e shorts;
  • Videos longos para YouTube;
  • Cursos e certificações;
  • Parcerias com especialistas da sua área de atuação;
  • Conteúdo para as redes sociais dos diretores ou executivos da empresa.

Este tipo de material é cada vez mais importante, pois é uma forma de conectar branding e SEO e permite que você apareça em diversos espaços na SERP, agora que o Google rastreia e indexa conteúdos de vídeo e de redes sociais também.

Fora isso, também ajuda a construir autoridade e gerar ativos “mencionáveis” nas LLMs em sites de grande autoridade, como YouTube.

7. Monte os links internos

Os links internos são fundamentais para conectar as páginas e transmitir autoridade entre elas.

A lógica é bem simples:

  • Publicou a página pilar? Coloque links apontando para todas as páginas de subtemas;
  • Publicou uma página complementar nova? Coloque um link nela apontando para o pilar. Depois, coloque links apontando para as demais páginas de subtema, quando houver relação entre elas.

Conforme o cluster cresce, você terá que fazer atualizações constantes para incluir links novos. É meio chatinho, mas vale a pena!

Não foque demais nas palavras-chave

A estratégia se chama topic cluster e não keyword cluster por uma razão: o foco deve estar nos temas amplos, não nas expressões que as pessoas digitam no Google.

Tópico significa um assunto que pode ser pesquisado de várias formas diferentes no Google. Seu objetivo é criar informação de qualidade sobre este tópico. Já as palavras-chave são os termos exatos que as pessoas digitam.

Quando possível, você deve incluir as palavras-chave no conteúdo, mas você não deve se limitar a elas.

Muitas vezes, um tópico importante não terá palavras-chave com alto volume de busca. Ainda assim, elas podem ser importantes para o seu cluster. Use o bom senso para decidir quais temas abordar.

É importante pensar nisso porque SEO está evoluindo cada vez mais da léxica para a semântica. Ou seja, mecanismos de busca e LLMs estão compreendendo o significado das frases, não o texto exato que as pessoas digitam.

Logo, não há por que focar apenas na otimização para palavras-chave. Em vez disso, concentre-se em ser visível dentro dos tópicos que mais importam para a sua audiência.

Exemplo de topic cluster

O guia sobre trabalho remoto da Zapier é um bom exemplo de topic cluster. Se seguir todos os passos deste artigo, você terá um site organizado de forma similar.

Parte da página de captura de tela do guia de trabalho remoto da Zapier. O texto consta: "The ultimate guide to remote work. Zapier is a 100% distributed company with over 800 teammates across 40 countries. Here are all our tips for ow to make remote work a success. Why remote? Our CEO, Wade Foster, wrote about why Zapier has laways been 100% remote".

A Zapier é um conjunto de ferramentas de automação de marketing. O apoio à ideia de “trabalhar de qualquer lugar” faz parte do branding da empresa, além de boa parte do seu público-alvo trabalhar remotamente. 

Como resultado, a estratégia de SEO da empresa inclui uma rede de conteúdos sobre o assunto. Eles estão agrupados na página pilar “The ultimate guide to remote work”, que você vê na captura de tela acima. 

A página inclui todos os posts do blog da Zapier sobre o tema e faz chamadas para materiais de apoio produzidos pelo time de marketing, como casos de uso do produto da empresa. 

O índice tem links para cada subgrupo de conteúdos, como “automação para trabalho remoto” ou “trabalho remoto para gerentes”.

Trecho de texto sobre trabalho remoto em post da Zapier. O texto lê: "Remote work topics. We've divided our tips for remote work into seven categories. Click on the category you need help with, or scroll down for a list of all of our articles". Em sequência, seguem diferentes tópicos sobre o assunto, como automação, trabalho em equipe, etc.

Ao clicar nestas categorias, o visitante pode ler posts detalhados sobre cada subtema que lhe interessar. Por exemplo, “como trabalhar em diferentes fusos horários” ou “estratégias para reuniões remotas efetivas”. 

trecho de texto com dicas de trabalho em equipe para equipes remotas. O texto tem uma introdução e uma série de links para diferentes textos do blog da Zapier

Dicas extras para organizar o seu topic cluster

Por fim, aqui vão três dicas adicionais para os clusters do seu site:

  • Você pode criar quantos topic clusters achar relevantes. Não existe um “número mágico”, depende bastante do tamanho do site e seu objetivo de negócios;
  • Também não há regras sobre quantas páginas o topic cluster deve ter. Certos pilares exigem muitas páginas complementares, enquanto outros temas são menores;
  • Evite criar páginas redundantes, como um artigo com “estratégias para trabalho remoto” e outro chamado “dicas para trabalhar de casa”. O jeito de escrever é diferente, mas ambos dizem basicamente a mesma coisa. Logo, devem estar na mesma URL.

Espero que tenha gostado do guia!

Se precisar de apoio para colocar o topic cluster (e outras estratégias de SEO) em prática no seu site, entre em contato com a SEO Happy Hour! Nosso time tem décadas de experiência conduzindo ações de otimização de sites para marcas do Brasil e do exterior.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *