Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 24/04/2024
5 min de leitura
A meta descrição, ou meta description, é uma marcação HTML que descreve uma página. É um resumo do conteúdo, que dá contexto para visitantes e buscadores. Ela é exibida nos resultados de busca do Google e, em alguns casos, quando as páginas são compartilhadas em redes sociais.
A meta descrição é representada pela tag <meta name=“description” content=”texto da descrição”>. Veja abaixo um exemplo e como ela é exibida pelo Google:
<meta name=”description” content=”Nintendo Switch, como o primeiro projeto de console híbrido, pode ser jogado conectado a um televisor através da conexão com a base do console.”>
Em alguns casos, o Google reescreve a meta descrição na SERP. Isso ocorre quando há um trecho de página que descreve o conteúdo melhor do que a meta descrição informada, de acordo com o algoritmo do Google.
A meta descrição resume o conteúdo das páginas. Em SEO, isso se reflete de duas maneiras principais:
Segundo a documentação sobre resultados de busca do Google, a relevância da meta descrição é a seguinte:
“Uma tag de meta descrição geralmente informa e atrai os usuários com um breve resumo relevante sobre a página. Elas são como um pitch de venda para convencer os usuários de que a página tem exatamente o que eles estão procurando”.
O Google sempre lê as meta descrições informadas na página, mas nem sempre as exibe na SERP. O buscador mostrará sempre a informação que considera mais útil para descrever a página.
Às vezes essa informação é a própria meta descrição, mas nem sempre. A documentação oficial informa que:
Os snippets são criados automaticamente com base no conteúdo da página. Eles são desenvolvidos para enfatizar e exibir o conteúdo da página que melhor se relaciona à pesquisa específica do usuário. Isso significa que a Pesquisa Google talvez mostre snippets diferentes em cada pesquisa.
Os snippets são criados principalmente com base no próprio conteúdo da página. No entanto, às vezes, o Google usa o elemento HTML de meta descrição se ele oferecer aos usuários uma descrição mais precisa da página do que o conteúdo extraído diretamente dela.
Snippet, neste contexto, é um resultado de busca padrão, como na imagem abaixo.
Houve momentos em que o Google sempre exibia a meta descrição nos resultados de busca, mas este não é mais o caso. Um levantamento da Ahrefs, feito em 2020, indica que o Google altera a descrição da página em 63% dos casos.
Não é possível controlar qual texto aparece nos resultados do Google, mas escrever meta descrições com qualidade é sempre indicado. Assim você aumenta as chances do seu texto aparecer na SERP, o que pode levar a mais cliques ao seu site.
Inclusive, é uma boa prática incluir meta descrições em todas as páginas. Afinal, o Google ativamente busca essa informação na hora de indexar páginas.
As principais recomendações são:
O texto deve ser sempre descritivo e persuasivo. Tente ao máximo equilibrar estas duas características e informar claramente o assunto da página.
Uma boa estratégia para descobrir exatamente o que escrever na meta descrição é:
Assim você saberá se, por exemplo, precisa escrever listas, se precisa descrever um conceito, ou listar os benefícios de um produto. Não copie o que já existe, apenas use como base para criar o seu texto. Se aquelas informações estão no Google, é porque o buscador as considera relevantes para aquela pesquisa.