Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 24/04/2024
5 min de leitura
Title tag é um elemento HTML que indica o título de uma página que aparecerá em resultados de busca, feeds de rede social e nas abas do navegador. Também é chamado de “título SEO”.
A title tag resume de forma sucinta o que visitantes e buscadores encontrarão na página. Ela é expressa por <title></title> e fica dentro do campo <head>. O formato é:
<title>Seu título</title>
No caso desta página de glossário, fica assim:
O Google frequentemente altera os títulos na SERP. Ou seja: você indica um título, mas o buscador exibe outro. Geralmente ocorre quando o Google entende que a tag informada não é o mais adequado para aquela busca específica.
Segundo um estudo feito pela Zippy em 2022, isso acontece em mais de 60% das páginas. Também pode acontecer nas meta descrições.
A title tag influencia diretamente a taxa de cliques de uma página. Normalmente o título é a primeira coisa que as pessoas leem, tanto em mecanismos de busca quanto em redes sociais.
Se o título não for atrativo, ou se as pessoas não entenderem exatamente sobre o que se trata a página, a tendência é não clicar.
Os buscadores também observam títulos na hora de classificar as páginas. Se ela não for clara, a página pode ser considerada menos relevante para determinadas buscas.
Normalmente as páginas têm duas marcações de título: title tag e heading.
Heading são tags HTML que indicam cabeçalhos. H1 é o cabeçalho principal da página, H2 são subtítulos, e assim por diante.
Normalmente a H1 é usada para o título principal da página. Ou seja, tem função semelhante à title tag. Apesar disso, elas têm funções diferentes:
Ambas as tags são importantes para SEO, mas por razões ligeiramente diferentes. Muitas pessoas confundem porque frequentemente ambas são iguais ou muito parecidas.
É comum elas serem iguais, pois ambas designam as informações principais de uma página. Mas não é obrigatório.
Uma estratégia frequente em SEO é criar title tags mais curtas, com base no texto da H1. Assim, não corremos o risco dos buscadores ou sites de rede social “cortarem” textos mais longos.
Ficaria assim:
<h1>O que são crawlers (rastreadores) em SEO e como eles funcionam?</h1>
<title> O que são crawlers e como funcionam?</title>
Um bom título de SEO é breve, descritivo e persuasivo. As recomendações abaixo são as melhores práticas para escrever as suas:
A title tag deve ter uma largura de 600 pixels. Se for mais do que isso, o Google corta o título, exibindo parte dele com reticências no final. Isso equivale a uma faixa entre 50 ou 60 caracteres.
Se não for possível criar um título com esse tamanho, insira a sua palavra-chave à esquerda do título, para evitar que ela seja cortada.
Recomendamos o uso de alguma ferramenta para “simular” a SERP e confirmar se a title tag está no tamanho certo. Aqui na SEO Happy Hour usamos a Mangools.