Elyson Gums
Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.
Atualizado em 08/03/2024
6 min de leitura
Um topic cluster (ou content cluster) é uma “rede” de páginas que cobrem um assunto. É uma forma de organizar conteúdos sobre temas correlacionados. Cada cluster tem várias páginas complementares, conectadas por links internos.
O topic cluster é um dos modelos comuns de arquitetura de site. É uma estrutura com três partes principais:
A imagem abaixo, de autoria do Hubspot, exemplifica a organização das redes de conteúdo:
O topic cluster ajuda a organizar as páginas do site e aumentar a autoridade sobre determinado assunto.
Dentro de estratégias de SEO, topic clusters ajudam a:
Os topic clusters facilitam diversas etapas da produção e do consumo de conteúdo:
O guia sobre trabalho remoto da Zapier é um bom exemplo de topic cluster.
A Zapier é um conjunto de ferramentas de automação de marketing. O apoio à ideia de “trabalhar de qualquer lugar” faz parte do branding da empresa, além de boa parte do seu público-alvo trabalhar remotamente.
Como resultado, a estratégia de SEO da empresa inclui uma rede de conteúdos sobre o assunto. Eles estão agrupados na página pilar “The ultimate guide to remote work”, que você vê na captura de tela abaixo.
A página agrupa todos os posts do blog da Zapier sobre o tema e faz chamadas para materiais de apoio produzidos pelo time de marketing, como casos de uso do produto da empresa.
O índice tem links para cada subgrupo de conteúdos, como “automação para trabalho remoto” ou “trabalho remoto para gerentes”.
Ao clicar nestas categorias, o visitante pode ler posts detalhados sobre cada subtema que lhe interessar. Por exemplo, “como trabalhar em diferentes fusos horários” ou “estratégias para reuniões remotas efetivas”.
Criar um topic cluster é um processo de organizar a informação que já está no seu site e criar novos conteúdos sobre temas relevantes. Os passos para isso são:
Nem sempre você precisará criar todo o conteúdo do zero.
Pode ser que já exista uma página sobre um tema amplo no seu blog, mas ela esteja incompleta. Neste caso, transforme-a em uma página pilar.
Também é comum ter diversas páginas sobre subtópicos, mas que não estão conectadas de forma clara a um tema central. Neste caso, comece o topic cluster gerando links para elas. Crie a página pilar e conecte os conteúdos já existentes a ela. Depois, crie conteúdos adicionais conforme a necessidade.
Algumas estruturas comuns de topic cluster e página pilar são:
Não existe regra definida, nem um “número mágico”. Depende do seu modelo e objetivo de negócios, tamanho do site, entre outros fatores.
Você deve incluir quantos clusters forem necessários para organizar os conteúdos do seu site de forma eficiente.
Também não há regras sobre isso. Depende do tópico que você está cobrindo e da sua disponibilidade de produzir conteúdo.
O importante é cobrir o tópico em detalhes, mas sem criar páginas redundantes.
Por exemplo, imagine uma página chamada “5 dicas para trabalhar remoto com eficiência” e outra chamada “10 estratégias para trabalhar remoto de forma eficiente”.
Por mais que as dicas sejam totalmente diferentes, os textos parecem cobrir o mesmo tópico, “dicas para trabalho remoto”. Isto confunde os buscadores, por se tratarem de páginas que cobrem a mesma intenção de busca, e os visitantes, que precisam ler dois posts para ter acesso a todas as dicas.