Google anuncia Discover Core Update de fevereiro de 2026 para combater clickbait

O Google quer acabar com o conteúdo de baixa qualidade no Discover. Em 5 de fevereiro, foi lançado um Core Update com foco exclusivo no feed de notícias, para melhorar a experiência de uso.

No anúncio oficial, a big tech destaca três objetivos: mostrar mais conteúdo local, reduzir o sensacionalismo e exibir conteúdo original, feito por sites com boa autoridade tópica

A atualização está começando nos Estados Unidos e deve terminar dentro de duas semanas. Nos próximos meses, será implementada de forma global. Portanto, se você usa o Discover na sua estratégia, aproveite o tempo para se adaptar.

O que é o Discover Core Update de fevereiro de 2026?

Core updates são as atualizações nos sistemas de ranqueamento do Google. Ou seja, são mudanças nos algoritmos que escolhem quais páginas são exibidas. 

Geralmente, os core updates afetam todos os sistemas do Google, incluindo Pesquisa Orgânica e recursos de IA. Mas, dessa vez, o foco é total no Discover, para que conteúdos melhores sejam exibidos lá.

O Google menciona diretamente melhorias na capacidade de medir a autoridade dos sites para cada um dos temas que eles cobrem. A nota oficial diz o seguinte (em tradução e grifos meus):

Como muitos sites demonstram conhecimento profundo em uma ampla gama de assuntos, nossos sistemas são projetados para identificar a especialização em cada tópico individualmente. Assim, independentemente de um site ter especialização em várias áreas ou se concentrar profundamente em um único tópico, ele tem a mesma oportunidade de aparecer no Discover. Por exemplo, um site de notícias local com uma seção dedicada à jardinagem pode ter se destacado nesse assunto, mesmo que também aborde outros tópicos. Em contrapartida, um site de críticas de cinema que publicou apenas um artigo sobre jardinagem provavelmente não se destacaria.

A questão está sendo abordada a partir de três frentes: conteúdo local, conteúdo original e redução de clickbait. 

Exibição de conteúdo local

O Google quer exibir mais conteúdo local no Discover. Ou seja, produzido por fontes que estão próximas do tema que estão cobrindo.

Temos poucas informações de como será a aplicação, mas é possível fazer paralelos com o conceito de autoridade no assunto em notícias. De acordo com uma documentação de 2023, ela “analisa vários indicadores para entender o grau de conhecimento que uma publicação tem em áreas específicas”

Em teoria, um jornal pequeno, do interior do Paraná, dificilmente aparecerá para uma notícia internacional. Mas tem altas chances de visibilidade na cobertura de temas da cidade onde fica a redação.

Mais conteúdo original no Discover

Outro aspecto do Discover Core Update de fevereiro de 2026 é o conteúdo original, aprofundado e atualizado.

Segundo o Google, seus sistemas tentam entender sobre o que cada site fala, para determinar a sua expertise em cada área. Com a atualização, o objetivo parece ser exibir conteúdo autêntico, feito por quem realmente entende do assunto.

Possivelmente, sites que fogem muito do seu tópico principal terão problemas, a menos que construam autoridade nesses temas paralelos também. Aliás, isso já ocorreu no passado, na Pesquisa Orgânica. Em 2024, sites grandes estavam se aproveitando de sua autoridade para publicar conteúdo aparentemente aleatório, com pouca ou nenhuma relação com o domínio. O Google considerou spam.

Google quer eliminar o clickbait

Outro foco do Discover Core Update é reduzir a visibilidade de conteúdo sensacionalista e clickbait.

Excelente notícia, já que esse tipo de conteúdo aparece bastante e gera muitas visualizações, o que incentiva os sites a continuarem produzindo. No entanto, não fica claro quais melhorias serão implementadas para detectar e punir esses conteúdos. 

O que essa atualização no Discover muda para o seu site

Por enquanto, nada muda, já que o Discover Core Update de fevereiro de 2026 ainda não foi lançado no Brasil. Infelizmente, não sabemos quando será – e nem se terá um anúncio oficial igual a esse.

Assim, o melhor que você pode fazer é adaptar a sua estratégia editorial para se alinhar às novas diretrizes. Em outras palavras: publique conteúdo de alta qualidade.

Se você já faz isso, não há com o que se preocupar.

Agora, se você se gera tráfego com clickbaits, conteúdos duvidosos, publicações em massa sobre qualquer assunto, mesmo os que não têm nada a ver com o seu site… Repense a estratégia, pois possivelmente vem queda por aí.

Todos sabem que essas estratégias têm vida curta, mas muita gente faz porque “não dá nada”. Se o Google cumprir as suas promessas, os conteúdos de baixa qualidade terão menos espaço a partir dos próximos meses.

As principais boas práticas para aparecer no Discover sempre foram evitar esses conteúdos. Informações presentes em documentações vazadas do Google já indicavam a importância da autoridade tópica, de publicar conteúdo útil e evitar clickbait.

No mais, possivelmente haverá flutuações no tráfego. O Discover naturalmente já é muito volátil, mas deve ficar ainda mais enquanto a atualização não termina, assim como acontece nos Core Updates da Pesquisa Orgânica.

Quando a atualização for lançada globalmente, sites brasileiros devem sentir esse impacto.

Para acompanhar as novidades sobre a atualização (e sobre tudo o que acontece em SEO), siga a SEO Happy Hour no LinkedIn, no YouTube e inscreva-se na nossa newsletter!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *