Google admite que seus algoritmos favoreceram grandes sites

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 19/05/2025

  • Tempo de leitura da notícia.

    5 min de leitura

Há sistemas do Google que recompensam sites grandes, mesmo que seu conteúdo não tenha tanta qualidade. Esse funcionamento não era esperado e está sendo corrigido pela equipe de engenharia da big tech.

As informações são de um evento exclusivo com criadores de conteúdo nos EUA, que ocorreu no início de maio. A especialista em SEO Tomiko Harvey relatou em seu blog as principais descobertas.

Em outubro de 2024, outro evento do tipo já havia acontecido. Na ocasião, a equipe do Google conversou sobre os impactos das atualizações de conteúdo útil

Agora, o foco foi discutir as quedas de tráfego de forma mais ampla, incluindo a presença da IA e as novas prioridades para produzir conteúdo. Veja abaixo os principais insights.

Google admite ter privilegiado sites maiores

De acordo com Tomiko, engenheiros do Google reconheceram que seus algoritmos priorizam domínios maiores, o que contribuiu para quedas significativas de tráfego para sites menores durante o helpful content update.

Isso aconteceu por causa de certos sinais que naturalmente favorecem sites já estabilizados, como a autoridade em determinados temas. Não foi intencional e a equipe já está ajustando seus sistemas, mas as mudanças devem levar tempo para surtir efeito. 

No ano passado, o Google já havia demonstrado o interesse de exibir mais sites independentes ou menores

Apesar disso, é importante lembrar que nada garante que o tráfego voltará ao “normal”, mesmo com novos core updates do Google. Hoje, sites simplesmente geram menos tráfego orgânico de forma geral, muito por causa da IA e das mudanças nos hábitos de pesquisa.

Foco em conteúdo “feito para humanos”

O Google reconheceu outro erro em seus sistemas: recompensar conteúdos desnecessariamente longos e repletos de palavras-chave. Isso induziu donos de sites a criar “conteúdos para o algoritmo, não para as pessoas”.

As atualizações de conteúdo útil, iniciadas em 2022, surgiram para corrigir a rota. Aí, sites que ainda estavam “atendendo o Google” perderam espaço. 

De agora em diante, o objetivo será recompensar quem satisfaz a intenção de busca. Em alguns casos, são posts mais curtos. E, em muitas situações, exibir o conteúdo diretamente na SERP em vez de gerar um clique para um site.

O impacto das AI Overviews

Aqui, sem surpresas no posicionamento do Google:

  • As AI Overviews são uma resposta a um novo comportamento do público, que quer respostas imediatas;
  • Não são uma “moda” e devem crescer cada vez mais;
  • A big tech jura de pés juntos que as AI Overviews geram cliques qualificados.

A realidade parece ser diferente: pesquisas sobre o impacto das AI Overviews mostram que elas reduzem tráfego orgânico e, em média, 34% do CTR de sites. Além disso, são um “motor” para gerar cliques para o próprio Google, mas não necessariamente para donos de sites.

Tomiko concluiu que o Google não “deve” nada a quem publica conteúdo na internet. O compromisso é exclusivamente com quem usa o buscador. 

Produção de conteúdo multimídia

Graças a esse comportamento do Google, o conteúdo multimídia está cada vez mais relevante. Ele cumpre dois papéis principais:

  • Elimina a dependência de tráfego orgânico gerado pelo Google, que tende a ser menor nos próximos anos;
  • Permite que você atinja uma nova audiência.

Além disso, também há benefícios diretos para SEO. Hoje, postagens em fóruns e conteúdo em redes sociais também são rastreáveis e indexáveis, e podem ser canais de exposição para a sua marca além do seu site.

Foco em autenticidade

Os algoritmos do Google reconhecem e recompensam conteúdos genuínos. São aqueles onde há contribuições originais sobre um tema, indo além do que uma IA consegue gerar, ou do que já está indexado no buscador.

Conteúdos assim geram maior identificação, o que pode se refletir em mais cliques. 

Aqui na SEO Happy Hour, temos alguns conteúdos que permitem entender como tudo isso funciona:

__

O evento não traz informações realmente novas, mas reforça as boas práticas que já trabalhamos com nossos clientes aqui na SEO Happy Hour: foco em intenção de busca e em conteúdos de alta qualidade. 

Se você precisa de apoio para lidar com a nova realidade dos mecanismos de busca, entre em contato conosco. Temos estratégias que te ajudarão a ter mais visibilidade e receita a partir do Google e das LLMs.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *