Google substitui filtro de Perspectivas por Fóruns

O filtro de Perspectivas se chamará Fóruns. A proposta (e as funcionalidades) seguem semelhantes: apresentar diferentes ponto de vista sobre determinados assuntos

O Google está testando uma mudança de nome do filtro de Perspectivas por Fóruns. A função permanece semelhante, agora totalmente focada nas discussões de sites com troca de mensagens em fóruns, como Reddit ou Quora. 

Anunciado em 2023, o filtro de perspectivas tem objetivo de “adicionar novas maneiras de encontrar e explorar diferentes pontos de vista na pesquisa orgânica”. A partir das próximas semanas, se chamará Fóruns e manterá a mesma essência. 

A mudança está em teste desde pelo menos fevereiro de 2024. Por enquanto, o recurso não está disponível no Brasil, mas usando o Google US você consegue testar a mudança.

Veja abaixo uma captura de tela:

Duas capturas de tela mostrando pesquisas no Google para o termo "shop with AI". A imagem da esquerda destaca o filtro de Forums aparecendo logo abaixo da caixa de pesquisa. A imagem da direita mostra a visualização do filtro de foruns, que mostra resultados apenas de sites como Reddit, Quora, entre outros tipos de fóruns.

O que são filtros na pesquisa orgânica?

Os filtros agrupam tipos específicos de resultados de pesquisa do Google, como notícias, imagens ou vídeos. O objetivo é responder facilmente às intenções de busca de cada palavra-chave.

Veja abaixo um exemplo, para a palavra “SEO”. Com poucos cliques, é possível ver imagens, vídeos, perspectivas e notícias sobre o assunto:

captura de tela de pesquisa do google sobre a palavra "seo". abaixo, aparecem os filtros de pesquisa, incluindo o de perspectivas

Ao clicar em um filtro, diferentes resultados de busca são exibidos. O filtro perspectiva mostrava discussões e conteúdos com a visão de especialistas no assunto:

Captura de tela mostrando a aba de "perspectivas" do Google para a pesquisa sobre "SEO". Ela exibe diversos resultados de criadores de conteúdo, como vídeos de especialistas no topo de página, e logo abaixo discussões em um fórum

O que é o filtro de perspectivas?

Este filtro agrupa resultados que mostram pontos de vista de outras pessoas sobre determinado assunto. Podem ser avaliações sobre algum produto ou sugestões de algum serviço, em formatos de posts de rede social ou de mensagens em fóruns. 

A aba de perspectivas exibe textos, imagens e vídeos curtos publicados por outras pessoas. Também mostra detalhes sobre os criadores de cada conteúdo. 

Por que a mudança de nome?

A intenção é tornar o recurso mais intuitivo e simples de usar.

Segundo Barry Schwartz, “o Google disse [ao portal Search Engine Land] que está investindo em tornar mais fácil aos visitantes encontrar conteúdos que refletem as perspectivas e experiências pessoais das pessoas”. 

Possivelmente houve testes internos sobre a nomenclatura e a conclusão foi que “fóruns” é mais fácil de entender. Ou que há demanda para este tipo de resultado específico de busca. 

Há alguma mudança de funcionalidade?

De acordo com Barry, a principal mudança é a exibição de alguns tipos de conteúdo. 

O filtro de perspectivas exibia vídeos curtos e sites com conteúdo gerado por usuário. Agora, estes resultados devem virar carrosséis ou resultados comuns de pesquisa. O novo filtro deve ser realmente focado em fóruns, com possibilidade de navegar por diferentes discussões mais facilmente.

Ainda não está claro se os fóruns aparecerão exclusivamente na aba do filtro ou se sites como Reddit e Quora continuarão aparecendo na página principal do Google.

Qual o impacto da mudança?

A criação do filtro Perspectivas e a mudança de nome para Fóruns seguem o mesmo objetivo: privilegiar conteúdos originais, com informações relevantes e experiências pessoais.

As atualizações mais recentes do Google, como o core update de março de 2024, enfatizam que conteúdos devem ser úteis e pensados nas pessoas, não nos algoritmos. 

Fóruns de discussão se encaixam nessa descrição, para alguns tipos de busca específicos.

Ao anunciar o filtro de perspectivas, Lauren Clark, Gerente de Produto do da Pesquisa do Google, publicou o seguinte:

Grande parte do que torna a Pesquisa Orgânica útil é sua habilidade de conectar a sabedoria e a experiência de pessoas ao redor do mundo. Enquanto evoluímos nossos mecanismos de busca, continuaremos a te ajudar a encontrar e explorar o conteúdo dos outros, seja na forma de um vídeo de 30 segundos, seja em uma imersão em um conteúdo detalhado, ou algo no meio-termo.

A evolução do filtro de perspectivas para fóruns é mais um passo nessa direção. 

__

Fique por dentro das principais novidades na pesquisa do Google com a SEO Happy Hour! Cadastre-se em nossa newsletter, ouça nosso podcast e nos siga no LinkedIn para acompanhar as últimas notícias e atualizações. 

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *