O filtro Perspectives na pesquisa do Google: vídeos, redes sociais e fóruns nos resultados

Conheça o Perspectives, filtro de pesquisa que colocará a opinião de pessoas em destaque nos resultados do Google

Em meio às novidades do Google sobre o uso de inteligência artificial em sua página de pesquisa, a companhia publicou uma novidade sobre como essa mudança pode mudar a forma como as pessoas realizam as buscas. No texto, Lauren Clark, Product Manager do Google Search, fala sobre a explosão de conteúdo que tivemos nos últimos anos na internet, e como isso dificulta a navegação e a nossa tomada de decisão. 

Ela menciona que o uso da inteligência artificial generativa nas pesquisas visa reimaginar a forma como as pessoas navegam e organizam informações na web. O objetivo é proporcionar novas maneiras de explorar o conteúdo disponível, e assim, transformar a pesquisa online, oferecendo não apenas insights rápidos, mas sem esquecer de conectar o usuário a experiências humanas. 

Por isso, o Google está lançando o filtro Perspectives, atualização que pretende apresentar opiniões pessoais que possam ajudar a tomar decisões em pesquisas no Google. Saiba mais sobre a novidade a seguir:

Encontrando informações úteis em fóruns e redes sociais

Nos próximos meses, ao realizar uma pesquisa em que possa ser útil saber as experiências de outras pessoas, o Google exibirá um filtro de “Perspectives” (perspectivas) no topo dos resultados de pesquisa. 

Ao selecionar esse filtro, você verá exclusivamente vídeos, imagens e postagens escritas que as pessoas compartilharam em fóruns de discussão, sites de perguntas e respostas e plataformas de mídia social. Também serão exibidos mais detalhes sobre os criadores desse conteúdo, como nome, foto de perfil ou informações sobre a popularidade de seu conteúdo.

Por exemplo, se você estiver se mudando para outra cidade e não conhecer ninguém lá, você pode pesquisar por “como fazer amigos em uma nova cidade” e selecionar o filtro de “Perspectives”, o qual mostrará uma página de resultados com conselhos e histórias pessoais compartilhadas por outras pessoas, como vídeos ou dicas de comentários em um fórum.

Além disso, você poderá acessar o conteúdo do “Perspectives” por meio de uma seção dedicada que aparecerá na página de buscas.

Um GIF da Pesquisa do Google na tela de um celular mostrando alguém pesquisando “como fazer amigos em uma nova cidade”. O usuário toca em um filtro de “perspectivas” na parte superior da página de resultados da pesquisa, que o leva a uma nova seção de pesquisa. Esta seção mostra uma série de resultados de pesquisa com imagens em miniatura de vídeos e outras postagens sociais com conselhos sobre como fazer amigos em uma nova cidade.

Como o Google ajuda a encontrar a expertise que você procura

Além de facilitar a localização de perspectivas autênticas, o Google está aprimorando os critérios de classificação dos resultados de pesquisa, a fim de colocar maior foco em conteúdo com expertise e experiências únicas. 

No ano passado, foi lançado o sistema de conteúdo útil para mostrar mais conteúdo feito para pessoas e menos conteúdo feito apenas para atrair cliques. Nos próximos meses, haverá uma atualização desse sistema, que compreenderá de forma mais aprofundada o conteúdo criado a partir de um ponto de vista pessoal ou especializado, permitindo que mais dessas informações úteis sejam classificadas nos resultados de pesquisa.

Informações úteis muitas vezes podem estar em lugares inesperados ou de difícil acesso, como um comentário em um fórum, uma postagem em um blog pouco conhecido ou um artigo com expertise única sobre um tópico. O sistema de classificação de conteúdo útil em breve mostrará mais dessas “joias escondidas” nos resultados de pesquisa, especialmente quando acreditar que elas melhorarão os resultados.

O Google também realizou um trabalho para melhorar a classificação de conteúdo de avaliações nos resultados de pesquisa, como páginas da web que avaliam empresas ou destinos, dando maior ênfase à qualidade e originalidade das informações. Agora você verá mais páginas baseadas em experiência em primeira mão ou criadas por alguém com amplo conhecimento em determinado assunto.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *