Google irá implementar IA no Gmail e Google Docs

Com mais de 3 bilhões de usuários, o Google Workspace — serviço que oferece diferentes produtos do Google, como Docs e o Gmail — se prepara para um novo avanço de usabilidade. A novidade é o anúncio de que o Google irá utilizar inteligência artificial generativa em seus produtos. 

Inicialmente disponibilizado para um seleto grupo de pessoas, o novo conjunto de recursos do Google Workspace visa tornar o processo de escrita ainda mais fácil. No Gmail e no Google Docs, basta digitar um tópico sobre o qual gostaria de escrever e um rascunho será gerado instantaneamente. 

Por exemplo, você pode utilizar essa funcionalidade para escrever um e-mail de boas vindas para pessoas novas da sua equipe no trabalho. Ou ainda, escrever um resumo sobre um filme ou livro para compartilhar com sua rede de contatos.

A partir daí, será possível elaborar e abreviar mensagens, ajustar o tom para mais profissional ou mais descolado, tudo com apenas alguns cliques.

Exemplo da inteligência artificial do Google sendo usada no Google Docs

Tornando o Google Workspace mais útil

Para o Google, o objetivo do Workspace é conectar pessoas para que elas possam criar, construir e crescer juntas. E os avanços na IA generativa estão entregando novas maneiras de atingir esse objetivo. 

Confira as principais funcionalidades que irão integrar as ferramentas do Google Workspace: 

  • Criar rascunhos, respostas, resumos e priorizações na conta do Gmail; 
  • Explorar, revisar, escrever e reescrever no Google Docs; 
  • Auto-geração de imagens, áudios e vídeos no Google Apresentações; 
  • Transformar dados brutos em insights com o auxílio do autocomplete, fórmulas e categorização do Google Sheets;
  • Gerar novos backgrounds e notas no Google Meet; 
  • Habilitar fluxos de trabalho no Chat. 

Inteligência Artificial vai substituir pessoas? 

Esse tópico é o que mais gera burburinho quando o assunto é IA. Mas, de acordo com o Google, inteligência artificial não é um substituto de pessoas. A IA pode muitas vezes errar algo, trazer uma novidade, ou, na maioria das vezes, oferecer orientação para as pessoas. 

Com isso em mente, o Google está trazendo todas essas novidades com o uso de IA generativa respeitando os princípios da companhia de sempre manter o usuário em total controle. A ideia é que a inteligência artificial ajude oferecendo sugestões, que podemos ou não aceitar. 

E aí, vocês estão ansiosos para testar essas novidades?

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *