Nova pesquisa do Google com IA generativa

Confira as novas atualizações do Google Search para oferecer mais informações e contexto para as pesquisas

A fim de acompanhar as descobertas trazidas pela popularização da inteligência artificial, o Google decidiu repaginar seus resultados de pesquisa. O objetivo da big tech é conseguir responder às questões feitas nas pesquisas, principalmente àquelas mais complexas, além de transformar a forma que a organização é distribuída hoje nas buscas do Google. 

Melhorando a pesquisa com inteligência artificial generativa

Explorando as capacidades oferecidas pela inteligência artificial generativa, o Google pretende tornar o processo de pesquisa mais eficiente. Ao invés de fazer as pessoas realizarem diversas pesquisas e vasculharem uma grande quantidade de informações, a IA generativa pode simplificar o processo. 

Por exemplo, consideremos a pergunta: “Qual é melhor para uma família com crianças menores de 3 anos e um cachorro, o Bryce Canyon ou o Arches?” Normalmente, você teria que dividir essa pergunta em perguntas menores, procurar uma vasta quantidade de informações disponíveis e, em seguida, reunir essas informações por conta própria. Com o uso da IA generativa, a busca pode realizar parte deste trabalho pesado para você.

Dessa forma, você pode compreender um tópico mais rapidamente, descobrir novos pontos de vista e insights, e realizar suas tarefas de maneira mais fácil.

No exemplo, uma pessoa pesquisa no Google “what's better for a family with kids under 3 and a dog, bryce canyon or arches.” e o google search responde à pergunta usando IA generativa.

Na imagem, vemos como funcionará a resposta usando IA generativa. Abaixo do resumo mencionado anteriormente, você verá sugestões de próximos passos, incluindo a capacidade de fazer perguntas de acompanhamento, como “Quanto tempo passar no Bryce Canyon com crianças?”. Ao clicar nessas sugestões, você será direcionado para um novo modo de conversação, onde pode fazer mais perguntas ao Google sobre o tópico que está explorando.

O contexto será mantido de uma pergunta para outra, para ajudá-lo a continuar sua exploração de maneira mais natural. Além disso, você encontrará pontos de partida úteis para conteúdos da web e uma variedade de perspectivas que poderá explorar com mais profundidade.

Ajudando a fazer compras com IA generativa

A IA generativa também será incluída nas pesquisas a fim de ajudar as pessoas a compreenderem o panorama completo ao realizar compras. Assim, as decisões de compra se tornam mais fáceis e rápidas. 

Ao pesquisar por um produto, você receberá um resumo dos principais fatores a serem considerados e dos produtos que se encaixam nas suas necessidades. Veja o exemplo no gif abaixo:

Demonstração do uso de inteligência artificial no Google para comprar um produto. Ao pesquisar por um produto, você receberá um resumo dos principais fatores a serem considerados e dos produtos que se encaixam nas suas necessidades.

Além disso, você terá acesso a descrições de produtos que incluem avaliações relevantes, classificações, preços e imagens atualizadas.

Essa nova experiência de compras com IA generativa é construída com base no Google’s Shopping Graph, que conta com mais de 35 bilhões de listagens de produtos, tornando-o o conjunto de dados mais abrangente do mundo, com produtos, vendedores, marcas, avaliações e estoques em constante mudança. A cada hora, mais de 1,8 bilhão de listagens são atualizadas no Shopping Graph para fornecer resultados frescos e confiáveis às pessoas.

Apresentando uma ampla gama de vozes e fontes

As novas experiências de pesquisa foram projetadas para destacar e direcionar a atenção para o conteúdo na web, reconhecendo que as pessoas desejam ouvir insights de outras pessoas para ajudar a informar suas decisões.

Além disso, é mencionado que os anúncios são uma parte vital do funcionamento da web e ajudam as pessoas a encontrar produtos e serviços relevantes. Nessa nova experiência generativa, os anúncios de pesquisa continuarão aparecendo em espaços dedicados ao longo da página.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *