Estudo: nenhum site afetado pela atualização de conteúdo útil de 2023 do Google se recuperou até agora

O consultor de SEO Glenn Gabe está monitorando o tráfego de mais de 200 sites afetados pelo update de setembro de 2023 do Google – e, até agora, nenhum domínio mostrou melhoras

Até agora, nenhum site se recuperou da atualização de conteúdo útil do Google, de setembro de 2023. Diversos sites relataram quedas de tráfego e, meses depois, os números continuam abaixo do que estavam antes do update.

Os dados são de um estudo conduzido pelo consultor de SEO Glenn Gabe. Ele compara a visibilidade de mais de 200 portais afetados pela atualização. Todos continuam em baixa (ou com quedas ainda maiores).

A expectativa era ver melhorias durante a implementação do core update de março de 2024, mas isto não ocorreu. A atualização está em andamento e inclui mudanças na forma como o Google classifica conteúdo útil. 

Sites em queda após atualizações do Google de Setembro

Glenn está acompanhando mais de 200 sites afetados pelo update. As análises estão sendo postadas no Twitter: 

“Duas semanas até a implementação do core update de março. Fiz análises de visibilidade de centenas de sites impactados pelo HCU (Helpful Content Update). Não vi nenhum site se recuperando. Na verdade, a maioria está ainda pior”. 

Ele está medindo a visibilidade dos domínios no Google usando o Semrush. Estes são alguns gráficos, de sites aleatórios que ele está observando: 

Gráfico do Semrush demonstrando queda de trafego a partir de setembro de 2023
Gráfico do Semrush demonstrando queda de trafego a partir de setembro de 2023 e março de 2024
Gráfico do Semrush demonstrando queda de trafego a partir de setembro de 2023
Gráfico do Semrush demonstrando queda de trafego a partir de setembro de 2023

Outro dado que chama a atenção são algumas quedas de visibilidade em março de 2024. Para Glenn, a causa pode ser o core update: 

“Não há mais um sistema e classificador [para conteúdo útil], agora há múltiplos sistemas determinando a utilidade de um conteúdo. Com base nestas primeiras semanas, esta abordagem parece estar impactando mais os sites do que o sistema original. […] Existe a possibilidade desses sistemas estarem em atualização, o que pode causar algumas mudanças nestes sites nas próximas semanas. O tempo dirá, mas por enquanto, continuam abaixo (e muitos piores desde que a implementação do update de março começou)”. 

O objetivo das atualizações de setembro de 2023 e de março de 2024 é reduzir a quantidade de spam e de conteúdo irrelevante nas pesquisas do Google.

No entanto, donos de sites de diversos países relatam perdas de visibilidade mesmo produzindo conteúdo original e de alta qualidade. Um exemplo famoso foi o site House Fresh, que viralizou ao relatar como foi impactado pelas atualizações recentes do Google. 

Qual o posicionamento oficial do Google?

O Google não comentou especificamente o estudo feito por Glenn Gabe, mas já se pronunciou algumas vezes sobre o impacto do Helpful Content Update.

O comentário mais recente ocorreu em 21 de março de 2024. Danny Sullivan, porta-voz de Pesquisa do Google, deu a entender que a equipe da big tech está atenta a quedas em sites que produzem conteúdo de qualidade.

Um dono de site perguntou porque seu domínio estava perdendo tráfego, mesmo sendo especializado no assunto, com expertise comprovada. A resposta foi:

“Conheço o seu site. Está numa lista de sites que estou observando, com sites de pessoas que são especialistas, sites pequenos que merecem mais visibilidade. Do nosso lado, há coisas que podemos melhorar. Do seu lado, eu detalharia o que você poderia fazer, mas percebi que quando faço isso, as pessoas decidem que é “brutal” ou negativo, ao invés de conselhos práticos. Depois outras pessoas chegam com suas opiniões e críticas – não é uma experiência agradável para quem pergunta. Ao invés disso, encorajo você – e qualquer um – a analisar o site com o Google Search Console e comparar com os últimos três ou seis meses, para ver se houve queda de tráfego. Depois analise as principais páginas que caíram e faça uma autoavaliação do que você possa ter incluído nessa página apenas para “mostrar ao Google”. Então, pergunte-se se um visitante humano que chega até essa página também acha isso útil. Se as pessoas de verdade acham útil, ótimo – mantenha”.

Na sequência, outra pessoa perguntou se o site dela estava na “lista” de sites observados por Danny. Ele esclareceu que nenhum site recebe atenção especial:

“Não olhei para o seu site e, esclarecendo, nenhum site que observei terá tratamento especial ou performará melhor. Olhei para estes sites para explorar possibilidades de melhorias gerais. Depois que a atualização [core update de março de 2024] for finalizada, vamos abrir um formulário de feedback para as pessoas enviarem sites ou problemas, para continuarmos melhorando os sistemas de forma geral. 

Quanto tempo leva para se recuperar da atualização de conteúdo útil?

Em fevereiro deste ano, Danny Sullivan explicou que não há um prazo específico para ver melhorias de tráfego. A visibilidade melhora quando o Google identifica esforços de longo prazo na produção de conteúdo de valor.

O posicionamento é o mesmo da documentação oficial do Google:

“Uma pergunta natural que algumas pessoas podem fazer é quanto tempo demora para que um site tenha um desempenho melhor depois de remover conteúdo irrelevante. Talvez os sites identificados por esse sistema encontrem o indicador aplicado por alguns meses. Nosso classificador é executado continuamente, permitindo monitorar sites existentes e recém-lançados. Quando ele determinar que o conteúdo irrelevante não foi retornado no longo prazo, a classificação não vai ser mais aplicada“.

Vale lembrar que em março de 2024 o Google anunciou que não haverá mais um sistema único para classificar conteúdo útil. 

Quais são as atualizações que impactaram os sites?

As principais queixas sobre queda de tráfego e perda de visibilidade no Google estão relacionadas com atualizações de conteúdo útil.

O sistema de conteúdo útil do Google foi lançado em 2022, com objetivo de apresentar as páginas mais relevantes aos visitantes. Desde então, passou por diversas mudanças:

Além delas, o Google também faz atualizações frequentes em suas políticas de spam.

Helpful Content Update de setembro de 2023

Esta atualização enfatizou a importância de publicar conteúdo relevante, original e de alta qualidade. Para o Google, conteúdo útil é aquele que:

  • Tem alta qualidade;
  • É original;
  • Apresenta expertise sobre o assunto;
  • Oferece boa experiência de página;
  • Prioriza pessoas, não algoritmos;
  • É focado no visitante do site e oferece informações úteis a eles.

Quando o conteúdo de um site é considerado pouco relevante pelo sistema, tende a perder visibilidade na pesquisa do Google. 

Core update de março de 2024

Esta é uma atualização mais complexa do que as anteriores do Google. No momento em que este texto foi escrito, ainda está em implementação. 

Ela substitui o sistema de conteúdo útil por uma série de sistemas e sinais que trabalham de forma conjunta para definir se um conteúdo é útil ou não.

Recomendamos a leitura do nosso post sobre o update de março de 2024, que inclui as diretrizes dos sistemas de classificação do Google e aborda os seus possíveis impactos.

Atualizações de spam

Além das atualizações de conteúdo útil, o Google também muda suas políticas de spam para incluir novas formas de manipulação da pesquisa orgânica. 

Quando o Google identifica uma má prática, gera uma ação manual para o site, que reduz sua visibilidade. Em alguns casos, ele deixa de aparecer totalmente nos resultados de busca.

As duas atualizações de spam mais recentes foram em outubro de 2023 e em março de 2024. Para ver os detalhes, acesse a central de atualizações do Google.

___

E você, foi impactado pelas atualizações do Google? Conhece um site impactado e que conseguiu se recuperar? Compartilhe com a gente! 👀

Por aqui, continuamos de olho em todas as atualizações do Google e em seus efeitos nos sites. Se você não quer perder nada, assine nossa newsletter, ouça nosso podcast e nos siga no LinkedIn!

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *