Novos recursos de Inteligência Artificial para viagens em serviços do Google

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 01/04/2024

  • Tempo de leitura da notícia.

    7 min de leitura

Recursos de IA do Google incluem personalizações no Google Maps, roteiros turísticos completos criados a partir de Experiência de Pesquisa Generativa (SGE), e novas formas de interação com Multisearch.

O Google anunciou uma série de recursos para aprimorar experiências de viajantes. São novas formas de pesquisas, que usam Inteligência Artificial para facilitar o acesso a informações. Elas estão sendo implementadas em diversos serviços, incluindo a pesquisa orgânica. 

As principais novidades são a incorporação de inteligência artificial a roteiros turísticos e personalização de serviços Google, como o Maps e Lens.

O objetivo geral das atualizações é facilitar e simplificar pesquisas sobre viagens. Por exemplo, será possível ver roteiros completos sem clicar em nenhum site, ou traduzir menus de restaurantes de forma praticamente instantânea. 

Todas as atualizações estão em fase experimental. O Google está usando as vésperas da temporada de verão no Hemisfério Norte para testá-las. Por enquanto, estão disponíveis apenas nos EUA.

Roteiros turísticos com a SGE

SGE é a sigla para Experiência de Pesquisa Generativa. Basicamente, são conteúdos escritos pela Inteligência Artificial do Google, que aparecem antes dos resultados orgânicos no buscador.

O Google está experimentando formas de aprimorar resultados para pesquisas sobre viagens usando esta tecnologia.

Agora, será possível criar roteiros completos, com sugestões de restaurantes, ideias de passeios, informações sobre passagens aéreas e reservas de hotel. 

Tudo aparece diretamente na página da pesquisa do Google, sem a necessidade de clicar em nenhum resultado de pesquisa orgânica. Veja abaixo como funciona:

Os resultados são gerados a partir de informações disponíveis nos serviços Google, como avaliações, fotos e textos dos perfis de empresas

Também será possível exportar o roteiro para Gmail, Google Docs ou Google Maps.

Atualizações no Google Maps

O Google iniciou uma série de experimentos no Google Maps:

  • Novas listas de recomendações;
  • Novas customizações de listas;
  • Insights sobre os principais locais.

As funcionalidades estão disponíveis apenas nos Estados Unidos ou, em alguns casos, em cidades selecionadas também no Canadá.

Novas listas de recomendações

Agora, há mais listas de sugestões de locais para visitar no Google Maps em cada cidade. Funciona assim: 

  • Você digita o nome de uma cidade (por enquanto, apenas cerca de 40 cidades dos EUA e Canadá);
  • Desliza a tela para cima para ver listas de sugestões de lugares para visitar;
  • Algumas listas são criadas por publicações verificadas, como o The New York Times;
  • Outras são criadas por pessoas que usam o Maps e moram na região;
  • Podem ser listas gerais ou temáticas, por exemplo “lugares icônicos em Nova Iorque” ou “roteiro para Nova Iorque em 36 horas”.

Veja como aparece no Maps:

Além disso, o Maps está inaugurando três listas “fixas”, com base nas avaliações das pessoas sobre cada cidade:

  • 🔥 Trending (tendências): lista atualizada todas as semanas com os locais que estão ficando mais populares;
  • 🏆 Top (mais populares): listas com os locais que estão sempre com boas avaliações;
  • 💎 Hidden gems (pérolas): locais “escondidos”, que pouca gente conhece, mas quem vai adora.

Novas customizações de listas

Quando você fizer uma lista de locais para conhecer no Google Maps, pode alterar a ordem de exibição. Isso permite montar itinerários, com os locais para visitar já na ordem certa.

Também será possível adicionar anotações para cada item da lista. Por exemplo, incluir um post de rede social sobre um restaurante, para você lembrar de pedir um prato específico.

O Google divulgou este exemplo, com uma lista de locais para o verão na cidade de Nova Iorque:

O recurso está em fase de implementação e deve estar disponível nos Estados Unidos até o final de março de 2024.

Insights sobre os principais locais

Também será possível ver as principais informações sobre cada lugar, por meio da IA, direto no Google Maps.

A Inteligência Artificial analisará os comentários e avaliações sobre cada um e exibirá um resumo, destacando os principais pratos de um restaurante, ou o ambiente de um bar. 

O Maps também indicará qual é o nome de um prato, assim que você passar pela foto por ele em um restaurante e usará informações do menu para mostrar preço e avaliações. 

Novas formas de tradução

O Google tem novas formas de tradução praticamente automáticas para ajudar visitantes que estão em outros países.

É possível traduzir tudo o que está na sua tela, com o recurso de Circle to Search. Basta circular as informações e apertar o botão de tradução. Funciona com qualquer tipo de conteúdo, como menus em PDF. Veja no gif abaixo:

A tradução será implementada nas próximas semanas. Atualmente o Circle to Search está disponível para dispositivos Pixel 7+ e Samsung Galaxy S24. Em breve estará disponível em outros dispositivos Android. 

Também será possível traduzir o que está ao seu redor usando o Google Lens. É um serviço do Google para “pesquisar o que você está vendo”, que agora também terá opções de tradução.

Seguindo o exemplo acima, você pode fotografar o menu do restaurante e fazer uma tradução automática para o seu idioma. Ou fotografar um cartaz de peça de teatro:

Multisearch durante as viagens com o Google Lens

Multisearch é a funcionalidade do Google Lens que permite pesquisar qualquer tipo de mídia, como imagens da câmera do celular. Você pode usar para pesquisar sapatos que viu em uma vitrine, ou para descobrir qual é a espécie de pássaro que está no parque. 

A funcionalidade recebeu atualizações de Inteligência Artificial recentemente. Um uso sugerido pelo Google é usar o Multisearch como “guia turístico” quando estiver viajando. O passo a passo é:

  • Apontar a câmera do celular para algo de interesse, como uma pintura em um museu;
  • Fazer uma pergunta sobre a obra, como qual é o significado ou quem é o autor;
  • O Google exibirá a resposta e dará sugestões de conteúdo complementar, por meio da SGE.

Os resultados de pesquisa com IA já estão disponíveis no Google Lens dos Estados Unidos. 

__

Você gostou dessas atualizações? Ainda é cedo para dizer qual será o impacto delas (e quando chegarão ao Brasil), mas elas devem impactar diversas ações de conteúdo em projetos de SEO no segmento de viagens e turismo.

Além de atualizações para viagens, o Google também anunciou recentemente uma série de experimentos de personalização de resultados no Google Shopping.

Continue nos acompanhando para saber tudo sobre estas e outras atualizações do Google. Fazemos a cobertura de todas as novidades no site da SEO Happy Hour, em nossa newsletter, podcast e no LinkedIn. Nos siga e não perca nada!

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *