O que é featured snippet (trecho em destaque) em SEO?

Featured snippet (ou trecho em destaque) é uma resposta direta a uma pergunta feita ao Google. É um trecho do conteúdo de uma página, que aparece no topo dos resultados de pesquisa. Assim, o visitante encontra as informações básicas sobre o que está procurando sem precisar clicar em nenhum site.

O trecho em destaque é sempre um pedaço do conteúdo de uma página da internet. Ele é exibido porque o Google o considera relevante para aquela pesquisa. Pode ser um parágrafo, lista, tabela ou vídeo.

Ele aparece apenas em alguns tipos de busca, como as perguntas. Alguns profissionais de SEO chamam o trecho em destaque de “posição zero” do buscador, por se tratar de um fragmento que aparece antes de todos os outros resultados orgânicos.

O que seria um exemplo de featured snippet?

Veja um exemplo abaixo para a busca “o que é content pruning?”.

Antes mesmo de clicar no site, descobrimos que content pruning é uma técnica de SEO que significa remover conteúdo desatualizado de um site. 

Captura de tela de uma página de resultados de um motor de busca com a consulta "what is content pruning?" O foco principal é um trecho em destaque que define a poda de conteúdo: "O processo de Poda de Conteúdo envolve a remoção de conteúdo obsoleto e de baixo desempenho que está pesando em seu site. Ao se livrar desse peso morto, você está criando espaço para outro conteúdo, que tem potencial para florescer".

Se o visitante quiser, pode clicar para ler o conteúdo da página por inteiro. Ou então rolar para ver os demais resultados da pesquisa orgânica.

Por que featured snippets são importantes?

Para SEO, os snippets são uma oportunidade de adquirir tráfego orgânico de qualidade.

Quando um trecho da sua página aparece em destaque, você efetivamente está à frente de todos os concorrentes. Será o primeiro resultado que os visitantes veem e a tendência é ganhar mais cliques por isso.

Os principais benefícios de aparecer como featured snippet são:

  • Visibilidade, por estar no topo da página, com um fragmento de texto maior do que o resultado de pesquisa padrão;
  • Atrai visitantes qualificados, pois se a pessoa vê o trecho em destaque e ainda assim clica, possivelmente tem interesse no assunto da página;
  • Aumenta o CTR (taxa de cliques), por ser o primeiro conteúdo que as pessoas veem ao fazer uma busca;
  • Reforça a sua autoridade e mostra que seu conteúdo é realmente confiável.

Como os trechos em destaque funcionam?

O Google seleciona automaticamente os trechos em destaque. O buscador escolhe quando mostrar o recurso, qual página exibir, e qual parte do conteúdo. Tudo isso é feito com base no termo que a pessoa digitou na pesquisa.

Nas palavras do próprio Google, “os sistemas automatizados do Google determinam se a página gera um trecho em destaque que merece ser realçado em uma pesquisa”

Se a página oferece conteúdo útil e há um trecho que responde à intenção de busca de forma clara, ela será exibida. Não existe outro caminho para aparecer como featured snippet para uma busca, como usar dados estruturados específicos para isso.

Fragmentos de texto que aparecem como featured snippet também podem aparecer como respostas do campo “As Pessoas Também Perguntam” da busca. Este é outro recurso do Google que oferece respostas diretas às principais perguntas, sem que o visitante precise clicar nos sites.

Como aparecer em um featured snippet?

O Google destaca trechos de páginas quando elas:

  1. Correspondem claramente à intenção de busca;
  2. Apresentam conteúdo útil e bem estruturado;
  3. Respondem uma pergunta ou definem um conceito de forma clara e direta. 

Existem alguns caminhos para alcançar estes dois objetivos e aumentar as suas chances de aparecer em destaque. São otimizações para deixar o conteúdo próximo dos formatos que o Google costuma exibir como destaque.

Antes de começar a escrever, faça uma pesquisa de palavras-chave. O objetivo é descobrir os termos que as pessoas pesquisam e quais termos têm trechos em destaque.

Você pode usar ferramentas de SEO para isso (como Ahrefs, Semrush, Moz etc.), ou fazer pesquisas no Google usando aba anônima.

Depois de escolher as páginas para criar ou atualizar, comece as otimizações de conteúdo:

  • Escreva de forma clara e concisa: os conteúdos do seu site devem ser fáceis de ler e entender. Evite repetições desnecessárias, ou falar um pouco sobre um tema, mudar de tópico, e retomar o tema inicial em outra parte da página;
  • Defina o tema de forma sucinta: insira um parágrafo com as informações mais importantes sobre a sua palavra-chave. Apresente os detalhes e subtópicos em seguida. Um exemplo é o primeiro parágrafo deste post;
  • Organize os títulos da página: inclua a palavra-chave nas heading tags do seu texto, sem excessos. Uma boa estrutura de headings ajuda os visitantes a navegar pelo conteúdo e ajuda o Google a entender a página;
  • Use palavras-chave secundárias: quando possível, inclua-as nos seus headings. Assim, a mesma página pode aparecer como trecho destacado em diferentes buscas. 
  • Inclua listas, tabelas e vídeos: faça isso se o Google exibe estes formatos como trechos destacados. Pesquise a palavra-chave em aba anônima e veja o que aparece. Depois, inclua no seu conteúdo também.
  • Não inclua palavras-chave em excesso: as variações de palavra-chave devem aparecer de forma natural no texto. Repetir a palavra-chave a todo momento não aumenta as chances de aparecer como trecho em destaque.