BLOG / SEO

Qual é o impacto estratégico de ficar invisível nos chatbots de IA?

Muitas empresas estão inseguras sobre o investimento em SEO, agora que o Google tradicional divide espaço com ChatGPT, Modo IA e outras ferramentas de IA generativa.

O cenário é realmente complexo: a primeira posição vale menos do que antes, está mais difícil mensurar resultados e o tráfego está em queda

Algumas empresas estão investindo menos em conteúdo ou até bloqueando as suas páginas do rastreamento das IAs. Por aqui, acreditamos que isto é um risco, já que a marca deixa de aparecer em etapas importantes da jornada de compra. 

Veja abaixo por que o jeito de pesquisar na internet mudou tanto, qual é o impacto para os negócios e o que acontece se você deixar de investir agora. 

O impacto dos novos buscadores

A descoberta de informações, marcas e produtos mudou bastante.

Nos buscadores tradicionais, as pessoas encontravam listas de links para resolver suas dúvidas. O objetivo dos investimentos em SEO era ser o primeiro site da lista. 

A IA generativa, por sua vez, entrega respostas prontas. Neste tipo de plataforma, o objetivo de SEO é ser mencionado diretamente na resposta. 

Muitas vezes, os buscadores de IA fazem pesquisas em tempo real na internet enquanto geram essas respostas. Esta é a principal oportunidade para a sua empresa ser vista dentro da IA. 

Para as marcas, tudo isso significa que:

  • “Tráfego” não é mais a medida absoluta de sucesso, pois as pessoas clicam menos, apenas quando precisam realizar uma tarefa ou se aprofundar em alguma informação;
  • Branding e SEO devem caminhar lado a lado, para que a IA reconheça a sua marca como uma boa candidata a ser citada nas respostas;
  • Seu site deve ser facilmente encontrado pelas IAs – em outras palavras, deve ter bom SEO.

Esse jeito novo de pesquisar informações está crescendo. Um estudo da SparkToro mostrou que, desde 2023, o uso de buscadores de IA aumentou em 30%

Por que os hábitos de busca estão mudando?

Muitas pesquisas estão tentando entender esse crescimento acelerado. Segundo um levantamento da Adobe, é porque os buscadores com IA entregam boas respostas, com mais rapidez e de forma mais direta do que a busca tradicional. Também são mais interativos e personalizados.

Segundo a especialista em marketing Becky Simms, três fatores comportamentais importantes devem ser observados:

  • As IAs geram facilidade cognitiva, pois as respostas já aparecem prontas, sem a necessidade de refletir muito sobre as fontes das informações;
  • As plataformas geram um efeito de primazia, em que confiamos nas informações apresentadas primeiro dentro da resposta;
  • As pessoas estão modelando as suas pesquisas, interagindo diversas vezes com a IA e criando prompts cada vez mais detalhados.

Tudo isso altera como as pessoas buscam, quais resultados elas encontram e em quais marcas confiam.

Hoje, a confiança nas IAs ainda está sendo construída, mas já impacta os cliques nos sites.

É comum o hábito de ir para o Google conferir se uma resposta está certa, mas ao mesmo tempo as pessoas não clicam nas fontes originais das informações para checar o resumo da IA. 

O risco estratégico da invisibilidade

Quanto mais os buscadores com IA crescem, mais importante é estar presente nas respostas. Do contrário, sua marca some do processo de decisão de quem consome informação ou compra produtos pela internet.

Estar ausente dos resumos ou respostas geradas por IA representa:

  • Menor presença no imaginário dos consumidores;
  • Perda de espaço para concorrentes que continuam investindo;
  • Dificuldade de influenciar a narrativa sobre a sua marca, produtos ou segmento de mercado;
  • Sofrer ainda mais com as quedas de tráfego causadas pela IA. 

Por enquanto, as IAs são uma parte pequena do ecossistema de buscas. Porém, a tendência é que se tornem o padrão dentro de alguns anos, inclusive dentro do Google.

SEO é um investimento estratégico, que deixa sua marca visível nos buscadores tradicionais e também prepara o terreno para um futuro com IA cada vez mais presente.

Vale a pena investir em visibilidade?

Por isso, aqui na SHH, achamos errado parar de investir em SEO nesse momento. E não é só porque a gente vende serviços de consultoria, viu? Nós realmente acreditamos que um site e uma marca bem otimizados fazem a diferença.

Também acreditamos que este é um momento bastante propício para investir. O mercado ainda está se adaptando, então todos estão experimentando, tanto as grandes quanto as pequenas marcas. 

Logo, todos partem do mesmo ponto, de tentar descobrir o que realmente funciona. As grandes empresas se sobressaem pela força das suas marcas, mas há muito espaço para quem está entrando agora.

Como ficar mais visível nas plataformas de IA?

Ainda não existe resposta definitiva para essa pergunta, mas o que estamos observando no mercado hoje é que o investimento em conteúdo original e construção de autoridade geram os melhores resultados. 

Seguir as boas práticas de SEO é fundamental, assim como conhecer em detalhes o seu público-alvo. 

SEO tradicional

Boa parte das estratégias tradicionais de SEO também se aplicam aos mecanismos de busca com IA. 

Entre elas:

Este é outro motivo para continuar investindo em SEO na era da IA: o que você já fazia continua dando retorno. As ações em si são muito parecidas, o que muda são os detalhes e o enfoque da estratégia.

Alguns especialistas usam até outras siglas, como GEO, mas os fundamentos ainda são os mesmos.  

Conteúdo original

Para sua marca ser citada nas IAs, você precisa produzir conteúdo original, que não é facilmente replicado por um robô.

Cada conteúdo deve:

  • Ter insights originais, ou dados proprietários quando possível;
  • Responder diretamente às perguntas das pessoas;
  • Ter redação concisa;
  • Usar linguagem natural, focando na cobertura de tópicos ao invés da otimização para palavras-chave específicas.

Além disso, as páginas devem apresentar informações sobre quem produz os conteúdos. Esses sinais são levados em consideração em buscadores tradicionais e IA, pois ambos desejam mostrar apenas resultados de alta qualidade, nos quais as pessoas confiam.

Para quem está otimizando sites, isto significa seguir fortalecendo o E-E-A-T das páginas.

Construção de autoridade

As IAs dão preferência por citar fontes conhecidas. Estão aí os grandes sites, como YouTube e Wikipedia, e as marcas mais reconhecidas. 

Portanto, quem quer aparecer precisa ser visto como autoridade, o que não acontece do dia para a noite. 

Investir em SEO faz parte do processo. Também é necessário investir em ações de marketing em outros canais, como a criação de conteúdo em redes sociais, guest posts, participação em eventos e assim por diante.

A lógica por trás disso é que não basta você dizer que é o melhor, as outras pessoas que precisam dizer isso. E esse reconhecimento deve vir com naturalidade, sendo chancelado por domínios de alta autoridade, como as grandes plataformas.

Definição de perfil de público

Os conceitos de público-alvo e personas são muito relevantes para pensar visibilidade nas IAs, já que os resultados são mais customizados do que SEO tradicional.

Além disso, o jeito de usar os chatbots de IA muda de acordo com diversos fatores, como idade e até profissão.

O que estamos vendo até aqui é que:

  • As gerações mais jovens descobrem mais produtos por meio da IA;
  • A porcentagem de pessoas que começa as pesquisas dentro do ChatGPT também é maior entre os mais jovens;
  • Profissionais de áreas técnicas, como tecnologia, engenharia e marketing, usam mais a IA;
  • Dentro de cada perfil, o jeito de usar também é diferente – algumas pessoas buscam apenas informação, outras querem resolver tarefas diretamente com a IA.

Tudo isso deve ser levado em conta na hora de montar a estratégia. 

Como medir o sucesso da estratégia?

Uma das principais diferenças do SEO para IAs é a mudança de indicadores de sucesso. 

Nos buscadores tradicionais, os principais indicadores de sucesso são posicionamento e tráfego orgânico. Nas IAs, é necessário observar a frequência de  citação em respostas de IA e o comparativo com competidores.

O desafio são as ferramentas para fazer essas análises. O mercado está mudando muito rápido e elas também. Hoje, não há formas tão simples de comparar a visibilidade com os concorrentes, nem de ver o impacto da IA no seu tráfego. 

Melhore a sua visibilidade nas IAs

Para aparecer nas IAs, você precisa de uma estratégia sólida, que contempla investimento em múltiplas frentes.

A consultoria da SEO Happy Hour pode te apoiar nisso. Somos especialistas em tornar sites e marcas mais visíveis em motores de busca, incluindo as novas plataformas de IA.

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Elyson Gums é redator na SEO Happy Hour. Trabalha com redação e produção de conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014, em segmentos B2C e B2B. É bacharel em Jornalismo (Univali/SC) e mestre em Comunicação Social (UFPR).

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *