O que é um topic cluster em SEO?

Um topic cluster (ou content cluster) é uma “rede” de páginas que cobrem um assunto. É uma forma de organizar conteúdos sobre temas correlacionados. Cada cluster tem várias páginas complementares, conectadas por links internos.

O topic cluster é um dos modelos comuns de arquitetura de site. É uma estrutura com três partes principais:

  • Uma página pilar que aborda um tema geral de forma ampla. Ela é o centro do cluster;
  • Diferentes páginas complementares, que abordam subtópicos do tema geral;
  • Links internos entre as páginas do cluster.

A imagem abaixo, de autoria do Hubspot, exemplifica a organização das redes de conteúdo:

Representação do conceito de topic cluster. À esquerda, tem uma representação de página pilar ao centro, com várias formas geométricas conectadas a ela, representando os conteúdos adicionais. À direita, tem uma legenda explicando que o elemento central é o pilar, os demais são páginas adicionais, e as conexões são hyperlinks

Quais os benefícios da estratégia de topic cluster?

O topic cluster ajuda a organizar as páginas do site e aumentar a autoridade sobre determinado assunto. 

Dentro de estratégias de SEO, topic clusters ajudam a:

  • Agrupar conteúdo relevante de forma lógica; 
  • Entender quais páginas estão faltando no seu site;
  • Facilitar a identificação de conteúdos duplicados ou muito parecidos; 
  • Distribuir autoridade e relevância entre todas as páginas importantes sobre determinado tema. 

Os topic clusters facilitam diversas etapas da produção e do consumo de conteúdo:

  • Ao criar conteúdo: dá clareza sobre quais páginas priorizar, com base nas lacunas de links internos da página pilar;
  • Ao publicar conteúdo: torna mais simples encontrar oportunidades para links internos relevantes, já que o conteúdo do site não está “solto”;
  • Na leitura de conteúdo: melhora a experiência de página e aumenta o engajamento do visitante, já que ele pode consumir conteúdo adicional em poucos cliques, de forma simples e natural;
  • Na indexação: torna mais simples para o Google visualizar a relação entre as páginas e a hierarquia entre elas.

O que seria um exemplo de topic cluster?

O guia sobre trabalho remoto da Zapier é um bom exemplo de topic cluster. 

A Zapier é um conjunto de ferramentas de automação de marketing. O apoio à ideia de “trabalhar de qualquer lugar” faz parte do branding da empresa, além de boa parte do seu público-alvo trabalhar remotamente. 

Como resultado, a estratégia de SEO da empresa inclui uma rede de conteúdos sobre o assunto. Eles estão agrupados na página pilar “The ultimate guide to remote work”, que você vê na captura de tela abaixo.

A página agrupa todos os posts do blog da Zapier sobre o tema e faz chamadas para materiais de apoio produzidos pelo time de marketing, como casos de uso do produto da empresa. 

Parte da página de captura de tela do guia de trabalho remoto da Zapier. O texto consta: "The ultimate guide to remote work. Zapier is a 100% distributed company with over 800 teammates across 40 countries. Here are all our tips for ow to make remote work a success. Why remote? Our CEO, Wade Foster, wrote about why Zapier has laways been 100% remote".

O índice tem links para cada subgrupo de conteúdos, como “automação para trabalho remoto” ou “trabalho remoto para gerentes”.

Trecho de texto sobre trabalho remoto em post da Zapier. O texto lê: "Remote work topics. We've divided our tips for remote work into seven categories. Click on the category you need help with, or scroll down for a list of all of our articles". Em sequência, seguem diferentes tópicos sobre o assunto, como automação, trabalho em equipe, etc.

Ao clicar nestas categorias, o visitante pode ler posts detalhados sobre cada subtema que lhe interessar. Por exemplo, “como trabalhar em diferentes fusos horários” ou “estratégias para reuniões remotas efetivas”. 

trecho de texto com dicas de trabalho em equipe para equipes remotas. O texto tem uma introdução e uma série de links para diferentes textos do blog da Zapier

Como criar um topic cluster?

Criar um topic cluster é um processo de organizar a informação que já está no seu site e criar novos conteúdos sobre temas relevantes. Os passos para isso são:

  1. Escolha um tópico: é o tema da sua rede de conteúdo. Deve ser algo relevante para a sua empresa, como “trabalho remoto” para a Zapier;
  2. Pesquise os subtópicos relevantes: são os temas que complementam o tópico principal. Seguindo o exemplo, “comunicação para trabalho remoto” ou “ferramentas para trabalho remoto”;
  3. Faça uma pesquisa de palavras-chave: encontre os termos que as pessoas pesquisam no Google, dentro do tópico principal e dos subtópicos relevantes; 
  4. Monte sua página pilar: é a página sobre o tópico amplo que você escolheu. Escreva um conteúdo completo, com textos informativos sobre cada subtópico;
  5. Publique os conteúdos adicionais: crie uma página para cada subtópico ou palavra-chave complementar que você selecionou, com conteúdos específicos e detalhados; 
  6. Faça links internos: na página pilar, coloque links para as páginas complementares. Nas páginas complementares, coloque links para a página pilar;
  7. Monitore os resultados: observe KPIs de SEO, como visibilidade na pesquisa orgânica e tráfego orgânico, para entender se a estratégia está sendo efetiva;
  8. Atualize o topic cluster: sempre que produzir novos conteúdos sobre o tema, acrescente links internos nas páginas pilares e complementares.

Nem sempre você precisará criar todo o conteúdo do zero. 

Pode ser que já exista uma página sobre um tema amplo no seu blog, mas ela esteja incompleta. Neste caso, transforme-a em uma página pilar. 

Também é comum ter diversas páginas sobre subtópicos, mas que não estão conectadas de forma clara a um tema central. Neste caso, comece o topic cluster gerando links para elas. Crie a página pilar e conecte os conteúdos já existentes a ela. Depois, crie conteúdos adicionais conforme a necessidade. 

Quais são os tipos de topic cluster?

Algumas estruturas comuns de topic cluster e página pilar são: 

  • Guia: este tipo de página contém informações completas sobre um assunto, com o objetivo de fornecer aos usuários “tudo o que eles precisam saber”;
  • O que é X?: é uma página baseada em definição, mas também inclui informações sobre por que o assunto é importante, exemplos de uso etc.;
  • Como fazer: uma página focada em mostrar um tutorial/passo a passo;
  • Serviço ou produto: uma página de serviço ou produto fornece informações detalhadas sobre algo que você oferece aos clientes;
  • Marca: similar a uma página de serviço ou produto, uma pillar page de marca oferece uma visão abrangente de quem você é e o que você faz.

Quantos clusters criar? 

Não existe regra definida, nem um “número mágico”. Depende do seu modelo e objetivo de negócios, tamanho do site, entre outros fatores.

Você deve incluir quantos clusters forem necessários para organizar os conteúdos do seu site de forma eficiente. 

Quantas páginas um topic cluster deve ter?

Também não há regras sobre isso. Depende do tópico que você está cobrindo e da sua disponibilidade de produzir conteúdo.

O importante é cobrir o tópico em detalhes, mas sem criar páginas redundantes.

Não crie páginas sobre o mesmo assunto ou sobre temas muito parecidos 

Por exemplo, imagine uma página chamada “5 dicas para trabalhar remoto com eficiência” e outra chamada “10 estratégias para trabalhar remoto de forma eficiente”. 

Por mais que as dicas sejam totalmente diferentes, os textos parecem cobrir o mesmo tópico, “dicas para trabalho remoto”. Isto confunde os buscadores, por se tratarem de páginas que cobrem a mesma intenção de busca, e os visitantes, que precisam ler dois posts para ter acesso a todas as dicas.