Agora sabemos quais situações levam o Claude a citar sites em suas respostas. O “system prompt” do modelo de linguagem (LLM) foi vazado e explica o que ocorre nos bastidores de cada interação.
Esta é a primeira vez que temos acesso aos critérios que ativam a pesquisa na web sem que o visitante solicite.
Resumindo:
- Informações básicas são respondidas sem consultas à web;
- Para informações que mudam rapidamente, o Claude pergunta se o visitante quer pesquisar na web;
- Informações específicas são respondidas com uma pesquisa simples;
- Prompts complexos são respondidos por pesquisas em múltiplas fontes.
Isso tem implicações diretas para SEO, pois só há visibilidade nos dois últimos casos. Ou seja, textos genéricos ou sobre temas muito gerais não recebem tráfego.
Veja abaixo os detalhes, em tradução de análise feita por Hanns Kronenberg, com implementos da equipe da SEO Happy Hour.
A documentação vazada do Claude
O hacker Pliny, conhecido no exterior por relatar vulnerabilidades em LLMs, divulgou no final de maio uma versão inédita do system prompt do Claude Opus 4. Algumas informações já eram públicas, mas a versão apresentada por ele é mais completa (tem quase 60 mil caracteres).
Um system prompt é o conjunto de “diretrizes gerais” das respostas da LLM, que valem para todas as interações. Ali estão especificações sobre tom de voz, comportamento ético, regras para falar de política, entre outras.
As diretrizes que interessam a profissionais de SEO são:
- O uso de ferramentas internas, como a pesquisa na web;
- As categorias de pesquisa.
Veja os detalhes abaixo.
Como o Claude pesquisa e menciona sites?
O Claude tem quatro categorias de pesquisa e resposta:
- Nunca pesquise;
- Não pesquise, mas ofereça;
- Faça uma única pesquisa;
- Faça uma pesquisa detalhada.
Quando o Claude nunca pesquisa
O Claude nunca faz pesquisa sobre fatos estáveis ou conhecimentos gerais. Por exemplo, “qual é a capital da França?” ou “qual é a moeda do Brasil?”. Logo, não gera links para nenhum site.
A indicação do system prompt é:
Nunca busque por informações atemporais, conceitos fundamentais, ou conhecimento geral que o Claude pode responder sem pesquisar.
Se você produz conteúdo sobre temas gerais, ou aborda apenas informações superficiais nas suas páginas, cuidado. Se o seu site apenas replica o que já está nos dados de treinamento da LLM, ele não será citado.
Quando o Claude não pesquisa, mas oferece
Aqui, o Claude gera uma resposta usando a sua base de conhecimento atual, mas sugere fazer uma pesquisa para entregar dados mais atualizados. Acontece com fatos que mudam com frequência, como “qual é a população do Brasil?”.
O texto do system prompt é:
Se o Claude pode dar uma resposta sólida para uma pergunta, mas uma informação atualizada possa ajudar, sempre dê a resposta primeiro e depois se ofereça para pesquisar.
Nesse tipo de pesquisa pode haver visibilidade para sites. Mas a tendência é buscar fontes já estabelecidas e que sejam autoridade no assunto. Se não é o seu caso, então provavelmente você não aparecerá.
Faça uma única pesquisa
O terceiro cenário é uma pesquisa simples, para responder a perguntas diretas que não fazem parte da base de conhecimento da LLM. Por exemplo, “quem venceu a Champions League?”.
A instrução é:
Use web_search ou outra pesquisa relevante UMA vez imediatamente. Frequentemente são simples pesquisas factuais que requerem informação atual, que podem ser respondidas por uma única fonte de autoridade.
Aqui há visibilidade para sites. Mas, como a própria diretiva afirma, será apenas uma, que tenha autoridade no tópico pesquisado. Por exemplo, para notícias gerais, frequentemente serão os grandes portais jornalísticos.
Pesquisa detalhada
Quando o visitante faz uma pergunta complexa, o Claude pesquisa em diversas fontes para gerar a resposta. É o caso de “faça uma análise comparativa entre [produto A] e [produto B]”.
O trecho do system prompt menciona:
Para qualquer pergunta que requer AMBAS as ferramentas internas e a internet, deve usar de 2 a 20 ferramentas, dependendo da complexidade.
Aqui, há visibilidade para sites. Diversos tipos de URLs podem ser consultadas, dependendo do prompt que for realizado.
Um detalhe é que o Claude nunca reproduz mais de 20 palavras de uma mesma fonte. Há uma diretiva específica para que a LLM leia e resuma o que está sendo dito, sem citações diretas.
A instrução é:
CRÍTICO: sempre respeite copyright ao NUNCA reproduzir blocos de 20 ou mais palavras dos resultados de pesquisa, para assegurar conformidade legal e evitar danos aos detentores de direito do conteúdo.
Infelizmente, não há dados concretos sobre as outras LLMs do mercado. No entanto, pode-se supor que o funcionamento seja bastante similar.
Ao escrever esse texto, fiz alguns testes com o ChatGPT e os resultados foram os mesmos:
- Pesquisas simples foram respondidas diretamente;
- Ele buscou informações atualizadas quando eu perguntei sobre alguma notícia;
- Fez pesquisas complexas para responder os meus prompts mais detalhados.
Pouca informação é oficialmente conhecida sobre os “bastidores” dessas ferramentas. Minha sugestão é fazer testes com diferentes tipos de prompt para entender o que funciona e o que não funciona.
Apesar disso, sabemos que as LLMs têm tipos diferentes de conteúdos “preferidos”:
- ChatGPT prefere fontes com alta autoridade, como a Wikipedia;
- Perplexity cita sites especializados em tópicos específicos;
- IAs do Google citam fontes com alta autoridade e conteúdo gerado por usuário (UGC).
Se você publica conteúdo genérico, não receberá tráfego das IAs. E, como elas estão cada vez mais populares, corre o risco de perder visibilidade para a sua marca.
Muitos textos que antes eram relevantes, agora deixaram de ser.
Por exemplo, vamos imaginar um blog de agência de viagens, que quer trabalhar a palavra-chave “o que fazer em Paris”.
A LLM já conhece os passeios tradicionais, como Torre Eiffel, Louvre e Arco do Triunfo. Mas precisa pesquisar quais restaurantes abriram em 2025. E também precisa pesquisar sobre as exposições que estão acontecendo no momento.
Logo, artigos chamados “X passeios para quem quer fugir do óbvio em Paris”, ou “X exposições de arte imperdíveis em Paris em julho” têm mais chances de aparecer nas IAs do que um simples “dicas do que fazer em Paris”.
Para explorar melhor esse conceito, quando terminar de ler este post, abra qualquer LLM e use os seguintes prompts em sequência:
- Monte um roteiro do que fazer em Paris;
- Monte um roteiro do que fazer em Paris, mas fugindo do óbvio. Indique restaurantes que são novidade e foram inaugurados em 2025;
- Estarei em Paris entre 10 e 20 de junho de 2025. Indique os melhores passeios para essa data;
- Vou viajar para Paris e gosto de jantar em espaços abertos. Me indique os melhores restaurantes.
Testei no ChatGPT e foi bem simples entender quais informações ativam a pesquisa na web. Você perceberá que, quanto mais específica for a pergunta, maiores as chances de um site ser mencionado. O seu objetivo deve ser esse site.
Como adaptar o meu conteúdo para as IAs?
Concentre-se em produzir conteúdo de qualidade, que seja útil para os visitantes. É a mesma conversa do conteúdo para SEO tradicional, mas com um detalhe: as LLMs são muito mais específicas.
Como não há uma lista de “links azuis” para exibir, as IAs dão prioridade para os conteúdos mais relevantes para a pesquisa de cada visitante. É um nível de hiperpersonalização que não existe nos buscadores tradicionais.
As principais dicas são:
- Invista em diferentes formatos, como ferramentas interativas, comparações atualizadas de preços e serviços, conteúdo gerado por usuário e conteúdo noticioso;
- Atualize seus conteúdos com frequência;
- Informe claramente as fontes das informações citadas no seu site;
- Atente-se para a intenção de busca de cada conteúdo;
- Informe claramente quem é o autor de cada post;
- Estruture seu texto em seções claras, que fazem sentido isoladamente;
- Evite parágrafos desconexos;
- Escreva com linguagem natural, sem “forçar” palavras-chave;
- Aborde cada assunto da forma mais completa possível;
- Use headings para estruturar as ideias de forma clara.
Para saber mais sobre como ter visibilidade e receber citações de IAs, recomendamos estas leituras:
__
Precisa de ajuda para se adaptar a este novo momento? Entre em contato com a SEO Happy Hour! Estamos acompanhando as principais tendências de busca generativa e temos as ferramentas para ajudar seu site a se posicionar melhor.
Comentários