As táticas mais comuns para receber citações nos chatbots de IA são uma combinação de SEO on-page, SEO técnico e conteúdo bem estruturado.
Os dados são de um levantamento da Organic Labs, que analisou 19 pesquisas sobre as estratégias mais efetivas para aparecer na IA.
Veja abaixo um resumo com as principais ações e como implementá-las – mas recomendo muito que você leia a original também, para ver todos os detalhes de metodologia e lista de pesquisas consultadas!
As ações mais efetivas para aparecer na IA
Para definir as melhores estratégias, o estudo levou em consideração as táticas que são citadas várias vezes e o quanto os autores têm confiança nelas.
O resultado está representado no gráfico abaixo:
A lista de ações, em ordem de relevância, fica assim:
- Implementação de dados estruturados;
- Criação de conteúdo completo e detalhado;
- Digital PR;
- Fortalecimento de E-E-A-T e credibilidade;
- Conteúdo Gerado por Usuário (UGC);
- Presença em grafos de conhecimento;
- Avaliações de consumidores e demais sinais de reputação;
- Indexação e otimização para o Bing;
- Atualização de conteúdos já publicados;
- Injeção de prompt (tenha muita cautela com essa aqui!).
É importante observar que essa não é uma lista definitiva, por várias razões:
- O funcionamento das LLMs pode mudar com o tempo;
- Elas recompensam diferentes tipos de conteúdo;
- O mercado ainda está se adaptando à otimização para IA, então a maioria das estratégias ainda não têm maturidade;
- Técnicas relevantes podem ser pouco mencionadas no estudo, o que “diminui” o seu peso no gráfico acima.
Ainda assim, essas estratégias são um excelente ponto de partida para começar a trabalhar a otimização do seu site.
Como otimizar meu site para as IAs?
O SEO tradicional é a base de tudo. Por meio dele, o site será mais facilmente encontrado pelas LLMs quando elas precisarem consultar fontes externas para responder um prompt. Somam-se a ele os esforços de criação de conteúdo e de branding.
Veja as dicas no detalhe.
1. Implemente dados estruturados
Dados estruturados são informações em formato legível para máquinas, como tipo de conteúdo, preço de produtos, política de entregas, quem são os autores, entre outros detalhes sobre uma página.
Em muitos casos, os dados estruturados resultam em uma recuperação de informação mais precisa para as IAs. Ou seja, elas entendem melhor o que está na página. Com base nisso, geram respostas mais claras e representam melhor a sua marca quando ela é citada.
Como implementar: é ideal que o processo seja guiado por profissionais ou equipes de SEO. Eles indicarão quais dados e propriedades são os ideais para cada tipo de página.
A implementação pode ser feita de forma automatizada, usando plugins ou JavaScript.
Leituras adicionais:
2. Crie conteúdos ricos e detalhados
LLMs como ChatGPT e Perplexity preferem citar conteúdos que respondam completamente a um prompt. E preferem ainda mais os materiais densos, que citam fontes de autoridade, que são produzidos com clareza e que cobrem diversos tópicos com profundidade.
Como implementar: comece repensando a sua estratégia de conteúdo. Publique informações detalhadas sobre cada tópico, de preferência com insights originais, que existem apenas no seu site.
Assim, você se torna o destino preferido das LLMs, caso aquela página seja relevante para o prompt que ela está respondendo.
O conceito de conteúdo útil, usado pelo Google, será útil nessa jornada. Ele determina que as páginas devem ser úteis para os visitantes, em vez de otimizadas para palavras-chave específicas.
Como as LLMs têm base em busca semântica, as práticas se transferem bem para aparecer na IA.
3. Invista em Digital PR
Digital PR é um termo em inglês para “assessoria de imprensa digital”. São, basicamente, ações para gerar backlinks de alta qualidade de forma orgânica usando técnicas comuns da assessoria de imprensa tradicional.
Várias pesquisas mostram que as LLMs preferem citar marcas fortes. Um dos indicadores dessa “força” são as menções em portais externos – em muitos casos, mesmo que sejam menções apenas em texto, sem links diretos.
Como implementar: inclua a assessoria de imprensa ou o digital PR no seu portfólio de marketing. Foque os esforços em gerar menções para a sua marca em portais de alta relevância, como os grandes jornais e os repositórios mais conhecidos.
Lembre-se: devem ser portais de autoridade. O comércio de links, especialmente para sites aleatórios ou sem reconhecimento, não ajuda nesse caso. Na verdade, pode até atrapalhar, pois oficialmente o Google considera a prática como spam.
4. Fortaleça o E-E-A-T nas suas páginas
E-E-A-T é uma sigla para “expertise, experiência, autoridade e confiança”. Estes são atributos que o Google valoriza no ranqueamento de páginas e definem se determinado domínio é confiável ou não para aparecer nos resultados de busca.
As LLMs não usam oficialmente essa terminologia, mas elas também se preocupam em citar fontes confiáveis em suas respostas.
Logo, ao expressar claramente por que você tem credibilidade, aumentam as chances do seu site ser citado.
Como implementar: tudo o que demonstra autoridade e credibilidade na página é bem-vindo. Por exemplo:
- Acrescentar o nome dos autores em cada post, com links para as suas redes sociais;
- Incluir uma página de “sobre”, com informações detalhadas sobre a sua empresa;
- Adicionar a opinião de especialistas reconhecidos no mercado em seus artigos;
- Fazer links relevantes para fontes externas quando fizer sentido no conteúdo.
5. Invista em Conteúdo Gerado por Usuário (UGC)
UGC são conteúdos compartilhados por consumidores, em vez da própria marca. Eles são postados em plataformas que as LLMs citam com frequência, como as redes sociais, o Reddit e o YouTube.
É uma forma da sua marca estar presente nesses canais de forma orgânica, sem fazer um marketing forçado, que deixa sinais negativos presentes na comunicação.
Como implementar: seu marketing deve ter estratégias específicas de UGC. Podem ser campanhas com os clientes atuais, ou parceria com influenciadores. O objetivo de ambas as ações é gerar menções diretas à sua empresa em canais fora do site.
Também vale a pena investir em ações mais institucionais de criação de comunidades, como participação em fóruns do seu segmento de mercado, presença em eventos presenciais e criação de comunidades próprias.
6. Seja representado em grafos de conhecimento
Grafos de conhecimento são redes que conectam entidades.
Entidades, por sua vez, são “representações de conceitos que existem no mundo real” e as suas características. Filmes, cidades, pessoas famosas, empresas – todos são considerados entidades.
Os conceitos são meio técnicos, mas são importantes porque é através das entidades que os buscadores e LLMs entendem o que de fato as pessoas estão pesquisando.
Além disso, ser representado em bases relevantes, como a Wikidata ou o Google Knowledge Graph, pode tornar sua marca mais visível para a IA.
Como implementar: invista em citações em sites externos para aumentar a sua autoridade e crie artigos relevantes na Wikipedia relacionados à sua marca ou serviço.
Não é possível “forçar” a sua presença nos grafos de conhecimento, é algo que deve ser construído com o tempo e com esforços consistentes em branding.
7. Obtenha boas avaliações de consumidores
As avaliações de consumidores são levadas em conta pelas LLMs para responder prompts como “qual é o melhor serviço X” ou “qual é o melhor serviço, marca X ou marca Y?”.
Incluem-se aqui as avaliações “formais”, como as que aparecem no Google Meu Negócio, e os comentários em sites como o Reddit, quando alguém fala da experiência usando os seus produtos.
Como implementar: as ações de UGC e digital PR já contribuem para gerar citações favoráveis à sua marca. Além delas, crie campanhas internas para incentivar os clientes satisfeitos a deixar comentários e avaliações aos serviços. Para os produtos do seu site, acrescente a classificação dele junto de informações como preço e disponibilidade.
8. Otimize seu site para o Bing
Essa dica existe principalmente porque o ChatGPT e o Copilot usam o índice do Bing para responder diversos tipos de prompts. Logo, se o seu site não está indexado no Bing, não será citado nas respostas.
Como implementar: as otimizações de SEO tradicionais, que funcionam para o Google, também são válidas para o Bing, na maioria dos casos.
No mais, vale se atentar para alguns detalhes, como o uso do protocolo IndexNow no buscador e a importância do atributo lastmod no sitemap.
Apesar da relevância do Bing para alguns chatbots de IA, recomendamos não dar tanta atenção a ele. O buscador em si tem pouquíssima relevância no mercado e já há fortes indícios de que o ChatGPT também usa dados do Google.
9. Atualize o conteúdo do seu site
LLMs como o ChatGPT têm um “ranking de frescor de informação”. Para diversos tipos de prompt, elas ativamente citam páginas atualizadas recentemente. Buscadores tradicionais têm sistemas parecidos, especialmente para notícias.
O Bing também define a periodicidade de rastreamento de sites com base nas atualizações recentes de página.
Assim, mesmo as pequenas atualizações de conteúdo podem fazer uma página aparecer mais na IA.
Como implementar: crie rotinas de atualização de conteúdos para o seu site. Inclua nela até as páginas evergreen, que supostamente são autossuficientes e não precisam de atualizações constantes.
Não existe um prazo exato, mas é interessante realizar um content pruning a 6 ou 12 meses. Por meio dessa auditoria, você identificará quais páginas pode eliminar do site e quais precisam de atualização.
10. Injeção de prompt
Alguns pesquisadores demonstraram ser possível influenciar as LLMs por meio da inserção de textos escondidos nas páginas. São textos escritos em fonte muito pequena ou com a mesma cor do fundo, que são ignorados por humanos, mas dão instruções para as IAs.
Como implementar: na verdade, recomendamos que você não implemente esta técnica.
Ela é antiética, representa um grande risco para a sua credibilidade e dificilmente continuará dando resultados no futuro.
Provavelmente, acontecerá igual foi no Google: a técnica será facilmente identificada e punida. Antigamente, era comum os “espertinhos” encherem uma página de palavras-chave que as pessoas não viam, mas o buscador identificava, para manipular os resultados no Google.
Hoje, além de não dar certo, gera punição.
Quais estratégias priorizar para aparecer nas IAs?
No mundo perfeito, o seu marketing terá investimento e braço para aplicar todas as técnicas. Mas, como sabemos que nem sempre é assim, recomendamos começar pelas ações on-page, que você de fato pode controlar. Em médio e longo prazo, implemente as ações “externas”, de construção de marca e visibilidade em outros canais.
Recomendamos priorizar da seguinte forma:
- Comece com as ações que envolvem conteúdo, como a atualização de posts antigos, a reformulação da sua linha editorial;
- Comece também a fazer testes em outros canais de conteúdo, incluindo o UGC e a presença em comunidades relevantes;
- Depois, faça os ajustes técnicos no seu site, como a implementação de dados estruturados e a inclusão dos elementos de E-E-A-T;
- Em médio prazo, invista em tudo o que for relacionado a branding, como as menções em outros portais e as campanhas para obter avaliações;
- Combine esforços com influenciadores para fortalecer ainda mais o seu conteúdo e menções externas.
Todas as ações são de longo prazo, então não espere “terminar” uma para começar outra. Quando possível, trabalhe em várias frentes de forma simultânea – mas comece pelo mais simples, que é o SEO tradicional, com foco em conteúdo de valor.
Apoio profissional para aparecer mais nas IAs
A consultoria da SEO Happy Hour pode te ajudar a ter mais visibilidade nas IAs. Somos especialistas nas técnicas tradicionais de otimização de sites, que são a base para que qualquer marca seja citada, gere tráfego e receba leads das ferramentas de IA.
Comentários