BLOG / SEO

Quando um projeto de SEO dá retorno? Como acontece e como medir?

  • Foto de Elyson Gums

    Elyson Gums

  • Data de publicação da notícia.

    Atualizado em 20/06/2024

  • Tempo de leitura da notícia.

    16 min de leitura

Em geral, SEO dá resultado nos primeiros meses de implementação, mas o prazo depende de vários fatores, como histórico do site e a velocidade para implementar melhorias.

A resposta para a maioria das perguntas sobre SEO é sempre “depende”. Com o prazo para dar retorno, também é assim. É consenso no mercado que os resultados aparecem entre 3 e 12 meses depois do início do projeto, mas varia.

Caso você tenha um erro crítico no seu site, verá melhorias assim que corrigi-lo. Da mesma forma, se você demora para implementar ações, o prazo se estende. E também há fatores fora do seu controle, como a sua concorrência.

Tudo isso influencia no prazo para que o projeto efetivamente se pague. Isso acontece quando a receita gerada por SEO é superior ao investimento. O prazo para chegar lá varia ainda mais, pois também depende da estratégia adotada.

Pensar em prazos, retornos e projetos bem-sucedidos é complexo. Continue lendo para entender os detalhes, com base na experiência de 10 anos de mercado da SEO Happy Hour. 

O que é um projeto de SEO bem sucedido?

Para nós, um projeto de SEO bem sucedido é aquele que gera receita através de visibilidade e tráfego orgânico de forma estável. 

Acreditamos que não basta gerar tráfego apenas para páginas de topo de funil, que não geram vendas. Da mesma forma, é impossível investir apenas em páginas de fundo de funil, pois a jornada do cliente é muito mais complexa do que simplesmente clicar em uma página e comprar um produto. 

Além disso, também há benefícios “indiretos” de SEO, como branding, reconhecimento de marca, visibilidade, entre outros. Isso nem sempre é mensurável, mas há KPIs de SEO para avaliar impactos que vão além de aumentos de receita.

Uma estratégia bem sucedida de SEO leva tudo isso em consideração. No decorrer do tempo, essa abordagem gera receita superior ao investimento em equipes de conteúdo, desenvolvedores e consultoria de SEO.

Quanto tempo demora para os resultados aparecerem?

SEO nunca é um investimento de curto prazo. Normalmente se notam melhoras de semanas a meses após implementações.

Segundo o guia de SEO do Google (em tradução nossa):

Algumas mudanças podem fazer efeito em algumas horas, outras podem levar vários meses. Em geral, você deve esperar algumas semanas para observar se o seu trabalho teve efeitos positivos na Pesquisa Orgânica. Tenha em mente que nem todas as mudanças que você fizer terão impacto visível em resultados de busca; se você não estiver satisfeito e a sua estratégia de negócio permitir, faça testes e veja se eles fazem diferença.

Ao implementar otimizações com consistência, a performance aumenta mais rápido. É possível notá-las em indicadores como tráfego e visibilidade para as palavras-chaves ou tópicos nos quais você está trabalhando.

É impossível prever quando há impacto direto de SEO na receita da empresa. É complexo pensar em retorno financeiro imediato porque isso depende de vários fatores, como ticket médio, segmento de mercado, modelo de atribuição, estratégia adotada, entre outros. 

Por que o resultado não é imediato?

O processo para otimizar um site é:

  • Analisar a situação atual;
  • Identificar as possibilidades de melhoria;
  • Executar as ações necessárias.

Cada etapa leva tempo, por isso o retorno não é imediato. E, sempre que você faz alguma alteração, precisa esperar o Google percebê-la. Ele rastreia as páginas, nota as mudanças e somente a partir daí você pode subir posições no buscador. 

É assim com sites de todos os tamanhos. Nem mesmo as grandes empresas têm resultados consistentes em curtíssimo prazo.

Existem situações específicas, com melhorias significativas em curtos espaços de tempo. Por exemplo, suponha que você tenha seções do site marcadas com a diretiva noindex. Quando você a remove, muitas páginas serão indexadas rapidamente.  

Situações assim são pontuais. Normalmente, SEO é um projeto de longa duração, que precisa de acompanhamento e “manutenção” frequente, pois os mecanismos de busca mudam rapidamente. 

É uma lógica bem diferente de investir em mídia paga (também chamada de tráfego pago, marketing de performance, etc). Nesse caso o retorno é imediato, mas desaparece assim que você para de pagar. Já SEO demora mais para “embalar”, mas tem excelente custo-benefício e alto potencial de gerar leads e clientes de forma contínua.

Como exatamente o SEO gera retorno financeiro?

SEO gera retorno financeiro em longo prazo, muitas vezes de forma indireta. Você pode pensar na “linha do tempo” entre as suas implementações de SEO e o aumento de receita da seguinte maneira:

  • SEO faz você aparecer em destaque para os termos de busca (palavras-chave) certos;
  • Este ranqueamento dá mais visibilidade para o seu negócio na internet;
  • A partir da visibilidade, você gera mais cliques para o seu site;
  • Estes cliques são a porta de entrada para os seus serviços;
  • Se o site tiver alta qualidade, aumentam as suas chances de fechar negócios.

Em algumas situações, a lógica é simples: você se posiciona bem para uma palavra-chave que as pessoas pesquisam no momento de compra. Aí os número de leads e clientes aumenta.

Em outras situações, não é tão linear, o que causa a impressão de que “SEO demora”. Algumas situações em que isso ocorre são:

  1. Nem todo termo de busca tem intenção comercial. Por exemplo, quem pesquisa “curiosidades sobre Nova Iorque” nem sempre quer comprar uma passagem naquele momento;
  2. Nem toda ação de SEO é de curto prazo. Melhorar a velocidade de carregamento do site ou publicar um novo post no blog é importante, mas não faz as pessoas comprarem imediatamente.
  3. O site pode ter influência indireta nas vendas. Por exemplo, a pessoa lê o seu blog, depois acessa as suas redes sociais, e faz uma compra a partir de um link que está no seu Instagram.

Nessa hora, é importante levar a jornada de compra em consideração. Ela é o percurso que seu cliente faz do momento em que percebe que tem um problema, até escolher sua empresa como a solução.

Este processo não é simples, nem imediato. Não é direto, como pesquisar no Google > acessar o primeiro resultado > fazer a compra.

É mais como: pesquisar no Google quando tem uma dúvida > acessar o primeiro resultado > solucionar a dúvida > buscar novas opções > pesquisar cada empresa nas redes sociais > buscar avaliações > analisar os concorrentes > tomar a decisão > fazer a compra.

SEO é parte fundamental desse processo. Sem ele, sua empresa dificilmente seria considerada uma solução viável para o seu público-alvo. E aparecer no momento certo requer uma construção de longo prazo.

Inclusive, mesmo ações que não têm impacto direto e imediato na receita são importantes para aumentar a visibilidade de uma empresa. SEO técnico é uma delas: deixar o site mais rápido não te fará vender mais amanhã, mas será fundamental para a estabilidade da sua empresa nos próximos meses e anos.

Quais fatores influenciam os resultados de SEO?

Em geral, existem três fatores que podem fazer SEO funcionar mais rápido ou mais devagar para a sua empresa:

  • As suas ações: é o quanto você otimiza o site e a estratégia que você segue;
  • O seu site: é o quanto o Google considera “fácil” encontrar as suas páginas e o quanto elas são consideradas relevantes para responder às intenções de pesquisa do seu público-alvo;
  • A competição: é o quanto seus concorrentes investem em SEO – afinal, todos estão competindo pelo mesmo lugar, a primeira posição da pesquisa orgânica. 

Veja abaixo as principais variáveis que podem impactar as estratégias de otimização para mecanismos de busca.

Histórico do site

O histórico do seu site pode influenciar o SEO de várias formas diferentes. Por exemplo:

  • Você já fez alguma otimização de SEO, ou nunca olhou para isso? 
  • Você atualiza as páginas do seu site com frequência?
  • Você já seguiu alguma estratégia de publicação de conteúdo?
  • Há quanto tempo o seu site existe?
  • Ele já gera um número significativo de acessos?
  • O site nasceu faz pouco tempo?
  • Passou por algum redesenho ou mudança de domínio recente?
  • Você já teve algum problema de SEO no passado, como alguma ação manual?
  • Já foi afetado por algum core update do Google?

Normalmente sites novos precisam de mais tempo, pois eles ainda não têm autoridade ou quantidades significativas de conteúdo. Já os sites que já tem alguma estabilidade tendem a performar mais rápido.

Mas nada é garantido: há sites novos que sobem rapidamente de classificação, assim como há domínios antigos que demoram para sair do lugar.

Veja alguns cenários comuns:

  • Sites que nunca fizeram SEO: nesses casos é comum ter diversos problemas de SEO técnico, arquitetura de site e estratégia de conteúdo. Resolver tudo isso leva tempo;
  • Sites penalizados: adotar medidas que vão contra as diretrizes do Google, como spam por link, ou produzir muito conteúdo considerado irrelevante, podem dificultar os esforços de SEO. Precisa resolver os problemas e demonstrar credibilidade;
  • Sites com alta autoridade no assunto: quando o Google já considera o site como autoridade, as ações de SEO podem surtir efeito mais rápido, pois o buscador já “confia” naquele domínio para determinados tipos de busca.

As ações a serem realizadas

Certas ações de SEO são relativamente simples de fazer e geram resultados com rapidez. Outras são mais complexas e precisam de equipes com habilidades em áreas específicas, como marketing ou programação.

Ou seja, dependendo do que você precisa fazer, a velocidade da estratégia muda. 

Para ilustrar:

  • Remover uma tag noindex gera aumento imediato na indexação de páginas;
  • Alterações na semântica HTML de páginas costumam demorar mais para fazer, pela necessidade de conhecimento técnico;
  • Content pruning depende da capacidade da sua equipe de remover e otimizar de conteúdo. 

Concorrência

Quanto menor a concorrência, mais rápido o retorno. Isso porque são diversos sites competindo pela mesma posição e tendo as mesmas palavras-chave como alvo.

Tentar classificar um site para palavras-chave difíceis pode levar bastante tempo. Se você quer aparecer no Google para “comprar iphone” ou “geladeira”, precisa vencer Amazon, Apple, Americanas, Casas Bahia, entre outras gigantes do varejo.

Leva tempo para superá-los, pois são sites de alta autoridade, geram milhões de acessos por mês e têm grandes equipes de SEO. Em alguns casos, pode ser até impossível: para “iphone”, possivelmente o Google sempre exibirá o site da Apple em destaque, pois reconhece a entidade “Apple” como a fabricante do aparelho.

Uma pesquisa de palavras-chave permite descobrir quais são os termos mais concorridos. Se você almeja uma palavra difícil de ranquear, deve alinhar as expectativas quanto ao tempo de retorno financeiro da estratégia.

Outro ponto é que o esforço geral de SEO dos seus concorrentes também impacta os seus resultados. Se você for a única pessoa no seu segmento de mercado investindo em otimização para o Google, provavelmente crescerá mais rápido.

Pela mesma razão, não basta alcançar a primeira posição para suas palavras-chave foco. É necessário continuar trabalhando para não perdê-la para um concorrente que também esteja fazendo SEO. 

Recursos

Quanto mais recursos para SEO, mais rápido você colhe os frutos. São horas a mais por dia para investir nas otimizações e mais pessoas envolvidas para otimizar o site.  

Imagine os seguintes cenários:

  • O site A tem uma equipe com pessoas nas áreas de programação, redação, marketing e acesso a uma consultoria de SEO. Essa estrutura permite trabalhar em SEO pelo menos 2 horas todos os dias e publicar mais de um post por semana;
  • O site B tem uma equipe com uma pessoa da área de marketing e uma pessoa da área de redação. Essa estrutura permite fazer otimizações básicas de SEO e publicar apenas um post por semana.

Se os dois sites estiverem seguindo as mesmas estratégias e tiverem as mesmas palavras-chave como alvo, o site A sai na frente. Eles se envolvem mais, por isso encurtam o tempo de cada ação de SEO.

Velocidade de implementação

Isto se relaciona com os recursos disponíveis para trabalhar SEO. Quanto mais otimizações você faz, mais rápido o seu resultado aparece.

De pouco adianta ter uma estratégia robusta se a sua equipe não tem agilidade para colocá-la para rodar. Em alguns casos, são ações simples, como fazer um post de blog ou selecionar as palavras-chaves para focar no mês.

Outras ações são mais complexas de executar, como alterar a semântica HTML de uma página ou fazer alterações profundas no layout do site. 

Independentemente do caso, quanto maior a sua agilidade, mais rápido você terá retorno.

Como acelerar os resultados?

Agora que você já entendeu melhor o conceito de “tempo” dentro de uma estratégia de SEO, veja algumas dicas para acelerar o crescimento:

  • Incorpore palavras-chave de cauda curta, média e longa na sua estratégia; 
  • Otimize a velocidade de carregamento da sua página;
  • Implemente ou corrija os dados estruturados do site;
  • Melhore os links internos das páginas;
  • Use recursos como o Also Asked para descobrir as perguntas da audiência sobre os temas que você cobre;
  • Acompanhe as mudanças de algoritmo do Google;
  • Acompanhe os projetos de SEO dos seus concorrentes, por meio de ferramentas como Ahrefs ou Semrush;
  • Não copie as estratégias dos concorrentes, até porque você não sabe o que realmente dá certo para eles.

Essas ações são importantes em qualquer tipo de projeto de de SEO. Para implementá-las, você pode:

  • Delegar as tarefas entre as pessoas que já fazem parte da sua equipe;
  • Ter o apoio de profissionais freelancer para algumas tarefas, como produção de conteúdo;
  • Contratar uma consultoria de SEO para te ajudar a priorizar as ações e indicar o melhor caminho.

Como avaliar o desempenho de uma estratégia de SEO?

A forma mais comum de acompanhar o progresso das ações de SEO é definir metas e acompanhar indicadores específicos. Assim você terá uma ideia de quanto esforço será necessário, em quanto tempo pode alcançar seus objetivos e se o trabalho está na direção certa.

Nesse contexto, as metas são objetivos de campanha, como “aumentar em 10% a receita vinda de tráfego orgânico em 6 meses”.  

Os indicadores específicos são parâmetros que mostram se você chegou lá, como visibilidade na Pesquisa Orgânica, classificação de palavras-chave, conversões no blog, entre outros.

Depois de definir as metas, existem diferentes ferramentas para analisar indicadores. As mais comuns são ferramentas de SEO, como Ahrefs ou Semrush, em conjunto com Google Search Console e Google Analytics.

Metas

As metas são o objetivo geral da estratégia. Pode ser aparecer em primeiro lugar para determinada palavra-chave, gerar maior visibilidade dentro de um tópico específico, ou divulgar melhor certo serviço.

É importante definir metas relevantes e mensuráveis. Caso contrário, fica difícil avaliar o crescimento.

Por exemplo, “gerar mais tráfego” ou “se tornar o líder de mercado no Google” são objetivos abrangentes demais. 

No primeiro caso: qual a finalidade do tráfego gerado? A estratégia seria considerada um sucesso mesmo gerando tráfego de baixa qualidade, que não traz benefícios financeiros ao negócio?

E no segundo caso: o que exatamente significa “ser líder de mercado”? É vender mais que a concorrência? Aparecer para mais termos? Gerar mais cliques que os seus concorrentes?

Um método comum para definir metas de negócios, que também pode se aplicar a SEO, é o SMART. Significa que todo objetivo de campanha deve ser:

  • Específico.
  • Mensurável.
  • Alcançável.
  • Relevante.
  • Restrito no tempo.

Nessa lógica, possíveis metas de SEO seriam:

  • Aumentar 15% o tráfego em páginas de serviço do site, no prazo de 1 ano;
  • Aumentar visibilidade na Pesquisa Orgânica em termos relacionados à área de atuação do negócio, dentro de 1 ano;
  • Corrigir problemas técnicos que impedem a indexação das páginas, durante o próximo quarter
  • Alcançar a primeira posição para determinada palavra-chave em até 1 ano.

Quando as metas são mais específicas e relevantes, fica mais fácil entender como o projeto de SEO mexe os ponteiros financeiros do negócio.

KPIs

KPI significa Key Performance Indicator, ou indicador-chave de performance, em português. São métricas para avaliar desempenho em relação aos seus objetivos estratégicos. 

Cada empresa analisa KPIs diferentes. Também existem indicadores específicos para cada área, como redes sociais, vendas e SEO.

Temos um guia sobre KPIs de SEO em nosso blog. Recomendamos muito a leitura! Ele explica o conceito e apresenta os principais KPIs em detalhes.

Geralmente, você observará indicadores como: 

  • Visibilidade na Pesquisa Orgânica;
  • Aumento de tráfego orgânico;
  • Conversões de tráfego orgânico;
  • Retorno sobre Investimento em SEO;
  • Classificações de palavras-chave;
  • Número de páginas indexadas.

Também existem métricas que são relevantes, mas devem ser interpretadas com cautela e nem sempre representam sucesso em SEO. São elas:

  • Pontuação de saúde do site;
  • Taxa de cliques;
  • Número de impressões;
  • Métricas de engajamento, como taxa de rejeição ou tempo de sessão.

Defina sua estratégia!

Desenhar uma estratégia de SEO não é tarefa simples.

Você precisa definir metas realistas, quais indicadores analisar, e o plano tático para chegar lá. Além de pensar em palavras-chave, deve-se considerar o momento de negócio, possibilidades de aumentar receitas e as ações mais efetivas para aumentar a visibilidade.

Caso precise de ajuda, especialistas em SEO podem te ajudar. São profissionais com conhecimento em áreas desde estratégia de conteúdo até otimização técnica para mecanismos de busca. 

A SEO Happy Hour oferece uma abordagem personalizada para as necessidades específicas do seu negócio. Entre em contato e descubra como podemos te ajudar!

  • Elyson Gums

    Elyson Gums

    Jornalista e mestre em Comunicação Social. Produzo conteúdo para projetos de SEO e inbound marketing desde 2014.

Comentários

0 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *